segunda-feira, 4 de abril de 2011

Saiba como se prevenir dos riscos das inundações


Com a previsão de fortes chuvas no mês de abril, o risco de cidades, no Maranhão, sofrerem com inundações e enchentes aumenta. Na capital, São Luís, a preocupação é com as vias públicas que alagam e tornam o trânsito mais perigoso. Sem contar, córregos, braços de riachos e rios, além de lagos e lagoas que cortam alguns bairros e podem transbordar com o alto volume de águas.

Já nos municípios do interior do estado, o risco maior é dos rios, que já estão acima do nível normal, a exemplo do Mearim, Itapecuru e Tocantins, também transbordarem e ocasionar enchentes, que só até o mês de março, já atingiram mais de 12 mil pessoas.

Para orientar a população, a Defesa Civil dá as seguintes dicas:

* Para as pessoas que moram em áreas que costumam alagar com fortes chuvas, fique atento para quando começar a chuva. Se perceber que a água está subindo muito rápido, não tente se proteger dentro de casa. Dirija-se para lugares mais altos em que a água pode não chegar. Antes disso, se for possível, desconecte os objetos eletrônicos da tomada para evitar curto circuito e desligue a energia elétrica da caixa de força. Avise aos vizinhos do perigo e entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

* Em casos em que a água invade a casa e sobe com velocidade, preocupe-se em salvar e proteger a sua vida, de familiares e amigos. Os objetos pessoais podem ser retirados depois que a água baixar com o auxílio da Defesa Civil.

* Em cidades em que as enchentes são inevitáveis, quando a Defesa Civil iniciar os serviços de retirada das famílias da área de risco, siga a orientação dos profissionais e só volte para casa quando for autorizado.

*Para não ter prejuízos materiais, ao saber que haverá enchente, e antes de a água começar a subir, os móveis devem ser levantados, os alimentos e produtos de limpeza devem ficar nos lugares mais altos da casa para não estar ao alcance da água.

* Se quando a água subir, estiver na rua, a recomendação é andar apoiando-se em muros, paredes ou com auxílio de uma corda. Procure um lugar coberto e livre da água para abrigar-se. Não fique em locais abertos, pois sob a chuva, pode atrair raios. Evite abrigar-se sob árvores e quiosques ou em veículos pequenos, como bicicletas e motocicletas. Também não porte objetos metálicos, pontiagudos ou aparelhos eletrônicos.

* Evite ao máximo andar sem apoio na água de inundações e enchentes, pois geralmente há correnteza e apenas dez centímetros de profundidade é o suficiente para fazer você cair e ser carregado pela água. Se não tiver como não andar na água, preocupe-se em sentir, com um pedaço de madeira, ou um cabo de vassoura, se à frente, não há buracos que possam ocasionar acidentes.

* Nos casos de inundações em vias, em que a água alaga rapidamente, evite continuar trafegando. Apenas 50 centímetros de profundidade de água são suficientes para fazer um carro flutuar. Se por acaso o carro "morrer" e houver condição de sair do mesmo em segurança, saia e procure um lugar seguro para abrigar-se até a água baixar.

* Não se abrigue próximo a bueiros, córregos, rios, canais, ruas muito inclinadas, pois a água certamente correrá, com grande velocidade, para lá, colocando-o em risco.

Defesa Civil – 98 3212 1521
Corpo de Bombeiros – 98 3212 1501
Alerta - 199

Confira essa e outras orientações para o período chuvoso no Portal Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário