quarta-feira, 27 de abril de 2011

Confira orientações da Cemar para prevenir acidentes com energia elétrica

Um dos maiores riscos em alagamentos e enchentes é de choque elétrico. Fique atento às dicas da CEMAR.

Os problemas causados pelas enchentes e alagamentos têm se tornado assuntos muito divulgados nos noticiários do Brasil. E na temporada de chuva no Maranhão, o estado também está em situação de alerta. Por isso, deve-se estar atento a determinados cuidados para saber evitar acidentes com energia elétrica em situações de chuvas intensas, enchentes e alagamentos. 

Fique atento:
Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe os equipamentos eletro-eletrônicos fora do alcance da água. Ao perceber sinais de alagamento, retire as tomadas dos equipamentos elétricos e eletrônicos, como TV, Geladeira, Máquina de Lavar, Aparelho de som, DVD, etc. 

Se o imóvel for atingido por alagamento, desligue o disjuntor no medidor de energia, mas caso o medidor também seja atingido pela água, ligue para a Central 116 e peça o desligamento no ramal de serviço (fio que liga o poste ao medidor); Nunca mexa em aparelhos elétricos com as mãos úmidas ou com os pés molhados;
Evite abrigar-se próximo de postes ligados à rede elétrica, principalmente quando a chuva vier acompanhada de descargas atmosféricas (raios e trovões); Não tente subir em postes ou torres de energia elétrica para tentar se proteger das enchentes. 

Confira o vídeo do quadro O QUE DIZ O ESPECIALISTA com orientações da Cemar:



Da Redação Maranhão Em Alerta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário