domingo, 2 de janeiro de 2011

Histórias das cidades maranhenses são contadas em vídeos no Portal do Governo



O Maranhão de 331.983,293 km² é o 2º maior Estado em extensão do Nordeste e o 8º do País. Seus 217 municípios donos de uma consagrada história intelectual, belezas naturais e um povo envolvente, podem ser encontrados no Portal do Governo do Estado, o www.ma.gov.br.

Na home page foi criado um espaço para que os maranhenses pudessem ter a oportunidade, por meio de vídeos, de conhecer como surgiram várias cidades do estado. Os vídeos intitulados Municípios Maranhenses apresentam a origem das cidades, a trajetória dos primeiros habitantes, a economia local, a situação demográfica e principalmente a valorização do povo, da cultura e dos costumes.

A coordenadora do Portal do Governo do Maranhão, Stephanie Coutinho afirma que os vídeos ajudam o povo a conhecer a própria história. "Acredito que as histórias das cidades retratadas nos pequenos filmes nos ajudam a conhecer e valorizar o nosso Maranhão e esse povo tão lutador. Se trata de um acervo que registra a memória do estado".

A apresentação dos vídeos traz um aspecto propositalmente familiar que cativa o internauta. Os próprios moradores narram a história local. Vale a pena conferir as mais de quarenta cidades inseridas neste projeto.

Os vídeos dos municípios maranhenses também podem ser vistos no canal do Youtube do Governo: www.youtube.com/governoma, lá você pode dar sugestões e fazer críticas.

Algumas Cidades que podem ser encontradas no Portal do Governo do Maranhão são: Santa Luzia do Paruá; Presidente Vargas; São José de Ribamar; Nova Olinda do Maranhão; Dom Pedro; Morros; Paço do Lumiar; Vargem Grande; São Benedito do Rio Preto; Belágua; Chapadinha; Presidente Juscelino; Cachoeira Grande; Urbano Santos; Nina Rodrigues; Axixá; Igarapé Grande; Capinzal do Norte; Lago dos Rodrigues; Lago do Junco e muito mais.

3 comentários:

  1. Adorei a matéria e saber que existem vídeos que contam a história dos municípios

    ResponderExcluir
  2. Adorei a divercidade de tipos de apreendizados da nossa historia varios modos de se aprender e saber cada vez mais espero que da proxima vez que eu for visitar esse site tenha o video da nossa capital que é onde moro assim poderei espalhar pra todos como foi fundado Sao Luis

    ResponderExcluir
  3. adorei;ver o vidios dos municipios do maranhao

    ResponderExcluir