sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governadora e Ministro discutem prevenção contra enchentes no MA


A governadora Roseana Sarney se reuniu, na noite desta quinta-feira (28), no Palácio dos Leões, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Ele chegou acompanhado de assessores, do secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana, do futuro secretário de Fundos, Jenner Guimarães, e de técnicos da Defesa Civil Nacional. 

No encontro com a governadora, o ministro anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 5 milhões para o Maranhão, os quais serão empregados em ações preventivas para mitigar os efeitos das inundações, enchentes e desastres naturais. Os recursos serão liberados até o fim do mês de maio. Participaram da reunião secretários de Estado, deputados estaduais federais e representantes da Defesa Civil local.

O ministro e a governadora conversaram também a respeito dos projetos que o Maranhão pretende incluir no novo Programa Nacional de Irrigação, a ser lançado pela presidente Dilma Roussef após a instalação da Secretaria Nacional de Irrigação. Bezerra se comprometeu a enviar ao Maranhão consultores que se encarregarão da identificação das melhores oportunidades de investimento dos recursos nessa área, a fim de que os mesmos possam ser empregados da melhor forma possível.

Na conversa, o ministro mencionou as novas estratégias da presidente Dilma Rousseff a despeito dos projetos de erradicação da pobreza extrema. “São projetos focados no semi-árido nordestino, principalmente para aumentar a oferta de água para a população”, disse o ministro.

Segundo a governadora, a parceria com o Ministério da Integração Nacional é importante e a reunião foi proveitosa. “O ministro veio com propostas definidas para amenizar os desastres ambientais. Entre outras coisas, conversei com ele sobre o PAC 2 e a nossa preocupação com a Baixada Maranhense. Lá, precisamos fazer diques e barragens para melhorar as condições de vida da população e, conseqüentemente, promover a oferta de emprego e renda. O envio de consultores para avaliar a situação das enchentes também será importante, pois dessa forma poderemos aproveitar melhor esses recursos que estamos recebendo”, disse a governadora.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário