quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lançada a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses



Lançado oficialmente nesta terça-feira (12), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM's).

As novidades para este ano são a nova formatação dos jogos, adaptada para as Olimpíadas Escolares, a divisão dos JEM's em quatro fases (metropolitana e municipal, regional, inter-regional e estadual) e a criação de troféus em reconhecimento a personalidades que contribuíram no desenvolvimento do esporte do Maranhão.

Ao todo, mais de 25 mil estudantes-atletas de 40 municípios do estado participarão dos Jogos Escolares 2011.

Fases

Pelo novo formato, a primeira fase dos JEMs (metropolitana e municipal) acontecerá do dia 1º de maio a 26 de junho. Os vencedores de cada município nesta etapa inicial classificam-se para a segunda fase: a regional. Os vencedores da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) avançam para a fase final dos JEMs.

Na segunda fase, que ocorrerá em julho, as equipes classificadas nos municípios serão divididas em seis grupos regionais (Noroeste, Sul, Oeste, Leste, Centro e Nordeste). Ao fim desta etapa, os seis campeões de cada grupo continuam na disputa dos JEMs e seguem para a penúltima fase: a inter-regional.

Na etapa inter-regional, as seis equipes classificadas se enfrentam, sendo que somente três se qualificam para disputar a fase estadual dos Jogos Escolares. A estas três equipes classificadas na terceira etapa, que serão obrigatoriamente do interior do estado, juntam-se outras nove distribuídas entre a Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e a cidade de Imperatriz. Assim, a disputa da fase final dos JEMs contará com 12 equipes.

A abertura oficial dos Jogos Escolares Maranhenses será no dia 1º de maio, no Castelinho.

Confira o calendário dos JEM's 2011

Metropolitana e Municipal - 1º de maio a 26 de junho (infantil e infanto)

Regional - 1º de julho a 29 de julho (infantil e infanto)

Inter-regional - 4 a 8 de agosto (infantil) / 24 a 28 de setembro (infanto)

Estadual - 9 a 21 de agosto (infantil) / 29 de setembro a 10 de outubro (infanto)

Confira o regulamento da competição

Nenhum comentário:

Postar um comentário