domingo, 24 de abril de 2011

Poeta José Chagas será homenageado no Café Literário nesta terça (26)


O poeta José Chagas será homenageado na segunda edição do Café Literário, que acontecerá na terça-feira (26), às 18h30, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), órgão ligado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e promotor do evento. Paraibano de nascimento, mas maranhense de coração, Chagas é cronista e escritor, com mais de 20 livros lançados.

Como nas edições anteriores, haverá exposição artística, debates e muita interação com o público. O poeta também soltará o verso e comentará a própria obra, além de abordar aspectos de suas próprias criações. “O público terá o privilégio de ouvir e conversar com Chagas”, ressaltou Ceres Fernandes, a diretora do Centro de Criatividade.

O evento também ganhará versões em audiovisual e escrita para ser eternizado. Todos os Cafés estão sendo filmados. O material produzido estará disponível para as escolas que queiram levar a iniciativa cultural aos seus alunos. Além disso, está sendo feita a transcrição das edições para a produção de um livro em comemoração aos 400 anos de São Luís.

O poeta, batizado de José Francisco das Chagas, nasceu em Piancó (PB), em 29 de outubro de 1924. Membro da Academia Maranhense de Letras, ele mudou-se para o Maranhão há mais de 50 anos. Jovem passou longa temporada em Pedreiras, depois veio para São Luís, cidade que adotou como sua.

A bibliografia do poeta é vasta. Entre as obras publicadas, estão “Canhões do Silêncio”, “Os Telhados”, “Azulejos do Tempo”, “Apanhados do Chão” e “Maré/Memória”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário