domingo, 3 de abril de 2011

Safra 2011 de milho empolga produtores no Sul do Maranhão


Na Região Sul do Maranhão, os produtores rurais vivem a expectativa de uma safra recorde de milho em 2011. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a previsão é colher 660.778 toneladas, a partir de 372.286 ha plantados, registrando um aumento de 22,84% no rendimento médio do período, indo de 1.445 kg/ha, no ano passado, para 1.775 kg/ha nesta colheita.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2006, a cultura do milho no Maranhão foi responsável por uma produção de cerca de 41,3 milhões de toneladas de grãos. Já em 2010, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de milho verão chegou a 527.267 toneladas no estado.

Os números crescentes têm empolgado os produtores rurais locais, que investem cada vez mais em áreas plantadas com o cereal. 

Na Região de Gerais de Balsas, por exemplo, as lavouras de milho têm dividido espaço com as de soja, seja no plantio paralelo, ou na rotação de culturas, muito comum nas propriedades locais.

Safras

No Brasil, a produção de milho acontece em duas safras. A primeira é chamada de safra verão, e os plantios acontecem durante o período chuvoso, que no caso do Nordeste acontece nos primeiros meses do ano. A segunda safra dá origem ao milho safrinha ou de sequeiro, plantado logo depois a colheita da soja precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário