segunda-feira, 11 de abril de 2011

Professores retornam às aulas no Liceu Maranhense

Aos poucos, a rotina volta ao normal nas escolas da rede estadual, que tiveram as atividades paralisadas por causa da greve de professores. No Liceu Maranhense, as aulas começaram às 7h20 desta segunda-feira (11), com professores e alunos em sala de aula. “Não pressionamos ninguém, a decisão foi dos próprios professores que procuraram a escola para informar que voltariam hoje (segunda-feira, 11)”, declarou o diretor do Liceu Maranhense, Deuvivan Rodrigues Sampaio.

Ele revelou que a grande maioria dos professores compareceu ao trabalho no turno matutino. “Acredito que no decorrer da semana, tudo volta ao normal com todos os alunos em sala de aula. Agora, a preocupação é recuperar as aulas perdidas a partir de um acordo com os professores”, revelou.

Os primeiros horários da manhã chegaram a ser prejudicados pelo barulho do carro de som de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) que protestaram contra a volta dos professores. Somente às 9h30, os discursos foram suspensos garantindo silêncio e o bom aprendizado nas turmas.

A professora de Biologia, Giselle Sampaio, disse que os docentes voltaram por livre vontade, conscientes de que precisam continuar o trabalho iniciado. “Voltamos para não prejudicar os alunos”, ressaltou. 
O professor de Química, Aldemir da Guia Schalcher declarou que os professores recuaram para não prejudicar os alunos. “Não houve pressão para voltarmos, mas esperamos que as negociações do Governo com o Sindicato continuem”, apontou.

Os alunos se mostraram muito satisfeitos com a retomada das aulas. “Não havia motivo para continuar a greve, a questão agora é estudar para o vestibular”, declarou Willian de Jesus do Vale. Para Marilane Borges Carvalho, “os professores têm razão em reivindicar, mas não podem prejudicar os alunos, pois temos muito o que estudar para o vestibular”.

Somente no Liceu Maranhense, tradicional escola da rede estadual, são 2.400 alunos matriculados, média de 800 por turno. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que as aulas estão sendo retomadas integralmente nas escolas da capital e do interior.

A greve dos professores, deflagrada pelo Sindicato há 40 dias, foi decretada ilegal pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira (5). O STF ratificou a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que também determinou multa diária de R$ 50 mil, caso a decisão não fosse cumprida pelo Sindicato. Na mesma decisão, o TJ determinou o desconto dos dias parados dos professores que permanecerem fora da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário