domingo, 3 de abril de 2011

Novo sistema do Sine vai permitir cadastro de casa


As agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Maranhão vão passar por uma mudança no sistema de gestão de vagas de emprego durante este mês de abril. A primeira etapa da mudança já será visível esta semana, quando a Agência Central de São Luís estará fechada para atendimento, em virtude do treinamento e adequação dos colaboradores ao novo sistema, o MTE Mais Emprego, que poderá ser acessado por qualquer computador com acesso à Internet. As agências do Sine no estado são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres).

A facilidade da Internet vai permitir que o trabalhador possa se cadastrar no Sine em casa, precisando validar as informações inseridas no sistema por meio das agências físicas. O empregador interessado em oferecer vagas de emprego por meio do Sine também vai poder cadastrar sua vaga na comodidade do seu escritório, validando posteriormente as informações.

Esta funcionalidade tem como meta diminuir a permanência de trabalhadores em filas, facilitando a vida de quem procura emprego. Com o cadastro definitivo no sistema, o trabalhador poderá consultar continuamente as vagas disponíveis que atendam ao seu perfil e se candidatar pela própria rede. 

"A rotina agora será procurar emprego pela Internet E com muito mais facilidade", aposta o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy. "O sistema será único para o Brasil todo, possibilitando que um maranhense que queira um emprego na Bahia ou em Brasília, acesse as vagas de emprego desses lugares, e vice-versa" explicou o secretário.

Sistema Nacional

O MTE Mais Emprego esteve em fase de testes em algumas cidades brasileiras, como João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e começa a ser expandido para o resto do país. O Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela gestão do sistema, quer concluir a implantação até dezembro deste ano, unificando uma base de dados nacional.

A previsão de liberação da ferramenta de cadastro do trabalhador pela internet fica para o mês de maio, quando será divulgado o endereço eletrônico do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário