terça-feira, 26 de abril de 2011

Previna-se da leptospirose, uma das doenças comuns no período chuvoso

Com a variação de temperatura comum na temporada de chuvas, a incidência de resfriados, gripes, viroses e doenças mais sérias como a leptospirose passa a ser alta.

leptosEsta última, é causada por contato direto ou indireto com água e lama contaminadas pela urina de roedores, como ratazanas, ratos e camundongos. Na urina, é encontrada uma bactéria que se espalha rapidamente através da pele lesada ou das mucosas da boca, narinas e olhos do mais novo possível hospedeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, se for constatada a contaminação, a primeira medida a ser tomada é procurar imediatamente o Centro de Saúde mais próximo e contar ao médico como e quando foi o contato com água ou lama de enchente, para que seja possível o diagnóstico da doença.

Os primeiros sintomas da doença, que se manifestam após umas duas semanas, desde a contaminação são febre, calafrio, conjuntivite, dor nos músculos, fotofobia (incômodo na presença da luz), dor de garganta e gânglios no pescoço. Estes sintomas costumam permanecer por 3 a 7 dias, e quando parece haver uma melhora da doença, novos sintomas surgem, com envolvimento de vários órgãos e do sistema vascular, fase em que há possibilidade de óbito, principalmente, por insuficiência renal.

Como prevenir:
A prevenção e os cuidados são bem simples, basta:
- Evitar entrar ou permanecer desnecessariamente em áreas alagadas ou enlameadas;
- Descartar os alimentos que entraram em contato com as águas contaminadas;
- Em caso de alimentos enlatados, estes devem ser lavados com sabão e desinfectados com uma solução de água potável e água sanitária;
- Sempre que possível, manter limpo os reservatórios de água.

Redação Maranhão em Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário