sexta-feira, 8 de abril de 2011

Centralizada consulta e entrega de leite especial no Hospital Infantil Juvêncio Matos


Para agilizar o atendimento a crianças com intolerância a lactose e alergia alimentar, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) centralizou a consulta e a entrega de leite especial no Hospital Infantil Juvêncio Matos. Antes, a criança era consultada neste hospital e o alimento era entregue no Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira. Atualmente, 987 estão cadastradas no sistema de recebimento. 
  
Para o diagnóstico de alergia ou intolerância alimentar deve ser feito o levantamento do histórico familiar, descrição dos sintomas e o tempo decorrido a partir da ingestão do alimento; lista dos alimentos suspeitos e a quantificação ingerida para o aparecimento dos sintomas; exame físico; diário alimentar e de sintomas; testes bioquímicos e imunológicos.

O tratamento da alergia e da maioria das intolerâncias alimentares é feito com a exclusão dos alimentos causadores ou redução da sua quantidade na dieta. É necessário ler os rótulos dos alimentos com o objetivo de identificar as substâncias alergênicas. Se o alimento for retirado deve-se procurar substituí-lo por outro fornecedor do mesmo nutriente.

Diferenças

Os alimentos envolvidos na alergia alimentar são os que possuem alto teor de proteína, principalmente os de origem vegetal e marinha. Entre os alimentos que apresentaram reações alergênicas encontram-se o milho, arroz, centeio, nozes, camarão, mariscos, peru, carnes de porco e bovina, banana, abóbora e batata. Os principais fatores relacionados à alergia alimentar são: hereditariedade, exposição ao alimento, permeabilidade gastrointestinal e fatores ambientais que podem acentuar os sintomas da alergia.

Na Intolerância Alimentar ocorrem reações adversas que são ocasionadas pelos alimentos, mas que não envolvem o sistema de defesa (sistema imune). A intolerância mais comum é a do leite que é provocada pela falta da enzima lactase responsável pela digestão do açúcar presente no leite (lactose). Entre as substâncias que foram relacionadas com intolerância estão os conservantes, intensificadores de sabor, corantes, antioxidantes, ausência de enzimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário