terça-feira, 23 de novembro de 2010

Participe da consulta pública de testagem de HIV em Adolescentes


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) promove a consulta pública sobre a testagem de HIV em Adolescentes e Jovens por meio do site: http://www.saudenaescola.ma.gov.br/

Link
A consulta tem o objetivo de colher contribuições da sociedade, em geral, sobre a questão do teste rápido de HIV/AIDS nas escolas públicas estaduais do Maranhão. Participando, você contribui com a sua opinião de forma transparente e democrática.A iniciativa da SES por meio do Grupo Gestor Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), considerando que cresce o número de jovens com o vírus, tem como meta promover um trabalho de reflexão sobre o assunto e a promoção do teste rápido de HIV/AIDS aos alunos do ensino médio pertencentes do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

HIV/AIDS
Em apenas oito anos, de 2001 a 2009, o número de casos identificados no Maranhão quase triplicou, passando a ser de 1.645, apontado de 1991 a 2000, para 4.353.

Prevenção
A AIDS é transmitida através do contato sexual, da transfusão de sangue contaminado, da mãe para o bebe durante a gravidez ou na amamentação e ainda pela reutilização de seringas e agulhas entre os usuários de drogas injetáveis. Como não há cura para a doença, seu combate deve ser feito através de medidas preventivas, tais como o uso de preservativos (camisinhas), o controle de qualidade do sangue usado em transfusões e o emprego de seringas e agulhas descartáveis.

Para participar da consulta pública sobre testagem de HIV/AIDS nas escolas públicas estaduais acesse: http://www.saudenaescola.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário