quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Divulgado cronograma de cursos para construção da refinaria


O cronograma geral dos cursos de qualificação profissional na área das obras civis para a primeira fase da Refinaria de Bacabeira foi apresentado, nesta quarta-feira (16), ao Conselho Estadual do Trabalho (Conset). Os cursos oferecidos são resultados do convênio entre o Ministério do Trabalho (MTE) e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Prominp).

O Secretário de Estado do Trabalho, também presidente do Conset, José Antônio Heluy, explicou que a união entre essas executoras, o conselho e a própria Setres, viabiliza um maior entendimento entre os envolvidos na ação. “A finalidade da qualificação é inserir pelo menos 30% dos educandos no mercado de trabalho, mas do jeito que o mercado maranhense clama pela mão de obra da construção civil, acredito que todos terão amplas condições de rapidamente serem empregados após o fim dos cursos", enfatizou José Antônio.

Segundo o cronograma, os cursos de pedreiro, carpinteiro, armador e pintor predial têm previsão de início para o dia 14 de março, nas cidades da Ilha de São Luís, Bacabeira, Santa Rita e Rosário, e em seguida para os municípios de Morros e Icatu, considerados áreas de influência para as obras.

A Agência de Trabalho do Sine em São Luís continua a realizar inscrições para os cursos, que tem como foco profissionais fora do mercado de trabalho, com idade entre 18 e 15 anos e que tenham concluído a 4°série do ensino Fundamental.

Os cursos terão carga horária de 200 horas, previsão de dois meses e funcionarão nos turnos da manhã e tarde. Os cursos prevêem 10% das vagas para trabalhadores com deficiência.

Um comentário:

  1. Muito bom a iniciativa do governo em capacitar jovens e pessoas para o mercado de trabalho. Nosso estado tá precisando de empregos para continuar crescendo. Parabens.
    Jorge Max - Editor chefe do Jornal FOLHA DOS MUNICIPIOS

    ResponderExcluir