quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festança junina continua na Lagoa, Nauro Machado e Canto da Cultura

A programação do “São João do Maranhão, bumba meu coração”, que encerraria nesta quarta-feira (29), prosseguirá até sábado (2), na Praça Nauro Machado e Canto da Cultura, e até domingo (3), no Arraial da Lagoa. Nos três espaços, o roteiro de atrações continua movimentando a noite desta quinta-feira (30), com grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriás e quadrilhas.

A festança na Praça Nauro Machado começa às 19h com a apresentação do Tambor de Crioula de Paulo César, seguido do Boi de Zabumba da Vila Passos, Boi Proteção de São João do Anjo da Guarda, Boi Lírio de São João, de Guimarães e Axixá.

Já no Canto da Cultura, a programação abre com o Tambor de Crioula de Maria Simone. Logo em seguida se apresentam o Boi de Morros, o Boi de Teodoro, Boi Meu Tamarineiro de Ribamar, Boi Proteção de São João do Anjo da Guarda e o Boi de Presidente Juscelino.

Para não perder a festa, o roteiro completo de apresentações está disponível nos sites do Governo do Estado (www.ma.gov.br) e da Secretaria de Estado da Cultura (www.cultura.ma.gov.br)

Beija-Flor confirma: etapa maranhense de concurso de samba será em 8 de setembro

Poetas e compositores maranhenses estão convidados a participar do concurso para escolha do samba da Beija-Flor de Nilópolis, que em 2012 vai homenagear os 400 anos de São Luís, com o enredo “São Luís - O poema encantando do Maranhão”.

A disputa em São Luís vai acontecer em clima de festival no dia 8 de setembro (aniversário de 399 anos da cidade) e corresponderá a uma semifinal do concurso. Da Ilha, sairão três compositores classificados para a final, em Nilópolis, no Rio de Janeiro. As eliminatórias cariocas começarão em agosto e a grande final será em outubro.

Os interessados em participar da disputa no Maranhão podem se inscrever a partir do dia 1º de julho. O processo de inscrição foi iniciado com a disponibilização da sinopse nos sites do Governo do Estado (www.ma.gov.br) e da Secretaria de Cultura (www.cultura.ma.gov.br). As inscrições vão até o fim de julho.

Portal do Governo abre inscrições para contratação de estagiário

O Portal do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação Social, informa que estão abertas, até a próxima segunda-feira (4 de julho), as inscrições para a contratação de um estagiário com o seguinte perfil: acadêmico de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, que esteja entre o 4º e o 6º período do curso e que tenha facilidade com o manuseio da internet e demais redes sociais, a exemplo de youtube, twitter, facebook, flickr e blog.

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail noticiasdomaranhao@secom.ma.gov.br. Após a análise curricular, os candidatos pré-selecionados serão chamados para a entrevista individual e avaliação prática das atividades a serem desenvolvidas em uma página de internet. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Confira a programação dos Arraias nesta terça (28)

Programação diversificada promete agitar os arraiais mais populares de São Luís, nesta terça-feira (28), penúltimo dia das comemorações do São João do Maranhão, Bumba meu Coração.

Na Casa do Maranhão, a manifestação popular que será homenageada hoje é a “Quadrilha”, considerada a dança mais popular e tradicional durante o São João em todo o nordeste. As apresentações começam às 18h com a apresentação da Quadrilha Fogo Caipira da Divinéia e seguem durante toda a noite até 1h30, encerrando com a  Quadrilha Flor do Maracujá do Anjo da Guarda.

A Lagoa da Jansen, a animação começa às 19h com o ritmo tradicional do Maranhão: O Bumba-Meu-Boi. O Boi de Axixá inicia as apresentações de hoje, logo em seguida se apresentam os Bois de Oriente, Boi de Coroatá, Boi de Maracanã, Boi de Morros e encerrando a programação da noite, o Boi da maioba se apresenta 01h.

O sotaque de Zabumba começa dando o Tom no arraial do Ceprama às 19h, com a apresentação do Boi de Guimarães, as atrações se estendem até 1h, com a apresentação do Boizinho Barrica. A programação do "São João do Maranhão, Bumba meu Coração" pode ser conferida no site da Secma (www.cultura.ma.gov.br) e no portal do Governo do Estado (www.ma.gov.br/saojoaodomaranhao).


segunda-feira, 27 de junho de 2011

São João do Maranhão atrai turista e lota os arraiais

 Atraídos pelo som de tambores, matracas e orquestras centenas de famílias aproveitaram, no domingo (26), a diversificada programação do "São João do Maranhão - Bumba meu coração", promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Ludovicenses e turista misturavam-se nos vários arraiais da cidade e dançavam juntamente com os integrantes das brincadeiras de bumba-meu-boi e quadrilhas, entre outras, que animaram a noite.

Na noite de domingo a programação da Lagoa começou com o Boi Oriente, seguido do da Fé em Deus, Boizinho Barrica, Boi da Lua, Boi Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi Lírio de São João. Além de acompanhar as brincadeiras, os turistas se deliciaram com os pratos típicos da culinária maranhense.

Organização

A programação do "São João do Maranhão - Bumba meu coração" vai movimentar a cidade até 29 de junho. O roteiro da festança contempla 13 espaços em São Luís com, no mínimo, sete atrações por noite. São eles: Casa do Maranhão, Praça Nauro Machado, Canto da Cultura, Ceprama, Praça da Saudade, Estiva, Parque Folclórico da Vila Palmeira e os Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, João Paulo, Liberdade e Vila Embratel.

No total, serão mais de duas mil apresentações de 543 manifestações. Na lista, entre outros, estão 86 grupos de bumba-meu-boi do sotaque de orquestra, 48 da Baixada, 47 de matraca, além de 70 tambores de crioula e 64 dança portuguesa.

Governadora lança 2ª etapa do Maranhão Profissional nesta segunda

A governadora Roseana Sarney participa, nesta segunda-feira (27), às 9h, no Cetecma Praia Grande (Rua Portugal, Praia Grande), da solenidade que marca o início da 2ª etapa das ações dos cursos do Programa Maranhão Profissional. Nesta fase, serão oferecidas 6.352 vagas em capacitações nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Segurança do Trabalho.

Os municípios a serem contemplados são: Arari, Capinzal do Norte, Cururupu, Dom Pedro, Grajaú, Itapecurum-Mirim, Miranda do Norte, Palmeirândia, Penalva, Pindaré-Mirim, Rosário, Santa Rita, São João dos Patos, São Mateus do Maranhão, Turiaçu, Viana e Vitória do Mearim, além de internos da penitenciária de Pedrinhas e do Presídio Feminino.

A primeira etapa de cursos do Maranhão Profissional, com 2.048 vagas, foi iniciada no dia 17 de maio último. Os cursos são resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres).

As salas de aula dos Cetecmas são equipadas com a tecnologia IPTV, serviço de TV digital semelhante às redes de tevê por assinatura, que permite a interatividade entre as turmas dos 10 municípios - numa espécie de aula por videoconferência. Além disso, há a presença de instrutores e coordenadores pedagógicos em cada turma.

domingo, 26 de junho de 2011

Inscrições para pousadas do Centro Social terminam hoje (1º)

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) encerra às 18h desta sexta-feira (1º de julho), as inscrições para as pousadas do Centro Social e Recreativo do Servidor do Servidor Público Estadual (antigo Ipem), referente à temporada do mês de julho.

Para se inscrever o funcionário deve apresentar um dos três últimos contracheques e Carteira de Identidade.

Para usufruir de uma das 27 pousadas, o servidor sorteado deve pagar uma taxa de R$ 60,00 no Banco do Brasil, conta do Fundo Estadual e Aposentadoria e Pensão (Fepa), e mais uma taxa opcional de R$ 15,00 para utilizar o botijão de gás de cozinha disponível na pousada.

Todas as 27 pousadas possuem dois quartos, sala, cozinha e área de lazer e são equipadas com cama de casal, duas camas de solteiro, geladeira, fogão e mesa com quatro cadeiras. Cada temporada tem um período de seis dias.

Temporadas
06 a 11/07/2011
13 a 18/07/2011
20 a 25/07/2011
27/07 a 01/08/2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

UPA Itaqui-Bacanga realizou mais de 74 mil atendimentos em um ano

Mais de 74 mil atendimentos de saúde foram realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga em um ano de funcionamento. Os números foram apresentados na manhã desta sexta-feira (24) às pessoas da comunidade e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante café da manhã promovido pela direção da unidade.

A UPA 24h Itaqui-Bacanga é a primeira de 10 unidades de saúde nesta categoria a serem inauguradas no Maranhão. Outras nove estão sendo concluídas na Grande São Luís (Parque Vitória, Holandeses, Cidade Operária, Vinhais) e nos municípios de Imperatriz, Coroatá, Codó, Timon e São João dos Patos. O atendimento deste tipo de unidade consiste em “triar”, estabilizar o quadro do paciente, e posteriormente encaminhá-lo para um hospital de referência, caso necessário.

A UPA tem estrutura para atender casos de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de prestar o primeiro atendimento para pacientes que tenham sofrido enfarte ou AVE (Acidente Vascular Encefálico). No primeiro ano de funcionamento a UPA Itaqui-Bacanga alcançou um total de 74.140 atendimentos.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Uema inicia processo de isenção do Paes 2012 e UemaNet

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu início ao processo de isenção do pagamento da taxa de inscrição para os processos seletivos de acesso aos cursos de graduação da instituição, que poderá ser feito até o dia 15 de julho. A solicitação vale para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2012) e cursos oferecidos a distância, intermediados pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet).

Para ter direito à isenção, o candidato deve: a) ter cursado os últimos 5 anos na rede pública de ensino, no Maranhão; b) ser declaradamente pobre; c) ser servidor da Uema ou seu dependente legal; d) ser participante de programa oficial promovido pelo Poder Público (Vestibular da Cidadania).

Os interessados devem preencher eletronicamente o formulário de solicitação de isenção disponível no endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br. Após preenchimento eletrônico e confirmação, será gerada a solicitação de isenção que deverá ser obrigatoriamente impressa. Cada requerente só poderá preencher eletronicamente um único formulário de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Em São Luís, após preenchimento eletrônico e impressão do formulário, a entrega de documentos e a solicitação de isenção serão efetivadas no Campus da Uema (prédio do Cecen); na C.E. Paulo VI (Cidade Operária); C.E.M. Cidade de São Luís (Cohab Anil); Liceu Maranhense (Centro). Nas demais cidades, os Centros de Estudos Superiores da Uema receberão as inscrições. A Uema não aceita solicitação de isenção via postal, fax ou correio eletrônico.

Para se inscrever é necessário ter concluído ou está cursando o último ano do Ensino Médio em 2011, apresentar documento de identificação (original ou cópia) e a solicitação de isenção impressa, além dos demais documentos solicitados, específicos para cada categoria. Mais informações no site www.uema.br.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Detran-MA funciona normalmente na sexta-feira (24)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) informa que não funcionará nesta quinta-feira (23), em virtude do feriado de Corpus Christi, mas voltará a funcionar normalmente nesta sexta-feira (24), mesmo sendo ponto facultativo, por prestar serviço essencial à população.

Assim, nesta sexta-feira (24), o usuário pode se dirigir ao Departamento em todo o Estado (podendo optar por qualquer uma das 15 Ciretrans e em São Luís no Detran sede, Vila Palmeira, no Dal Plaza, na Cohab e Shopping do Automóvel, no Calhau) para realizar os serviços de veículo e habilitação no horário normal de atendimento, conforme portaria nº 715, de 22 de junho de 2011.

Corpo de Bombeiros divulga locais de entrega dos Kits para a VII Corrida do Fogo

Os inscritos para a VII Corrida do Fogo poderão receber os kits de camisas a partir desta quarta-feira (22) até sexta-feira (24), das 8h às 13h. Os atletas de nome com iniciais de A a G, receberão os kits na sede do 1º  Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), localizado no Parque Bom Menino, enquanto aqueles com iniciais de H a Z, na sede do 2º GBM/GEM, no Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Cohab.

Os candidatos que se inscreveram pela Internet, quando do recebimento do kit de camisa, deverão proceder a entregar dos dois quilos de alimentos não perecíveis.
 
A VII Corrida do Fogo será realizada no domingo (26), a partir das 8h, na Avenida Litorânea, nas imediações do Posto de Salva-Vidas, na Praia de São Marcos. Os competidores terão que cumprir um percurso de 10 km.
 
Os critérios de premiação estão distribuídos entre categorias (civis e militares) de acordo com a faixa etária de cada candidato, sendo os vencedores agraciados com troféus, medalhas e prêmios em dinheiro, conforme o regulamento da competição.

O evento, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), faz parte das atividades promovidas pela Corporação, para celebrar o Dia Nacional do Bombeiro, comemorado dia 2 de julho. Mais informações no site www.cbm.ma.gov.br.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Governo decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (24)

O Governo do Estado informa que o ponto será facultativo nas secretarias e órgãos da administração estadual nesta sexta-feira (24), quando se comemora o Dia de São João.

A medida não contempla os órgãos que prestam serviços essenciais à população, a exemplo dos plantões nas áreas de saúde e polícia.

Veículos serão utilizados para fiscalizar criadores inadimplentes com a vacinação contra febre aftosa

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec) entrega 21 veículos que serão utilizados na fiscalização de criadores inadimplentes que não vacinaram seus animais. Os veículos serão destinados aos escritórios regionais da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), responsáveis pela fiscalização nas propriedades dos criadores, e entregues à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

O prazo para que os criadores comprovem a vacinação dos animais vai até este sábado (25). Os criadores que vacinarem seus animais e não comprovarem na Aged no tempo determinado pagarão uma multa de R$ 200,00. A multa para os criadores inadimplentes será de R$ 5,00 por cabeça de animal.

Restaurantes Populares serão reabertos à população

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, garantiu nesta segunda-feira (20), que os Restaurantes Populares localizados na Areinha e Cidade Operária serão reabertos à população. Para isso, a Sedes já está providenciando a licitação para contratação da empresa que fornecerá a alimentação.

O contrato com a empresa que fornecia as refeições aos dois restaurantes encerrou dia 14 deste mês. No dia seguinte, os secretários de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, reuniram-se para encontrar uma solução que garantisse a continuidade da prestação dos serviços à comunidade.
 
Segundo Francisco Gomes, o secretário Fábio Gondim informou a viabilidade de uma suplementação orçamentária garantindo recursos para a reabertura dos restaurantes e o atendimento da demanda da população composta por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados e famílias em situação de insegurança alimentar.

De acordo com a Sedes, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea) foi comunicado sobre o resultado desse entendimento com a Seplan e informado que, após concluído o processo de licitação, os restaurantes da Cidade Operária e Areinha voltarão a funcionar.

Abertas inscrições para o exame de Educação de Jovens e Adultos

Estão abertas as inscrições para o exame de Educação de Jovens e Adultos, exclusivamente para candidatos que estão pendentes, quanto ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2008, e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 e 2010.

As provas serão realizadas nos dias 21 e 22 de julho, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no bairro Camboa. No dia 21/07 serão aplicados, no horário das 9 às 12h, os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); à tarde, das 14 às 17h, serão as áreas de Matemática e suas Tecnologias.

No dia 22/07 será a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física), das 9 às 12h. A prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação (Inglês, Língua Portuguesa e Arte), será aplicada no horário das 14 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30, na sede do CEJA, localizada à Avenida Barão de Itapary, s/n, Camboa, e nas Unidades Regionais de Educação (UREs). Para se inscrever o candidato precisa apresentar os seguintes documentos: boletim com resultados do Enem e ENCCEJA; carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (original e cópia); e duas fotos 3x4. Mais informações podem ser obtidas por meio do fone: (98) 3231 3004. 

Faróis da educação realizam Arraial da Leitura

Como forma de divulgar de forma as manifestações culturais populares do Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da supervisão de Bibliotecas Escolares, promove, até quarta-feira (22), nos períodos matutino e vespertino, o “Arraial da Leitura”. O evento acontece desde o último sábado (18), em todas as Bibliotecas Farol da Educação da Unidade Regional de Educação (URE) São Luís.

Nesta terça (21), acontecerá entre 8 e 10h e das 14 às 16h, a apresentação de bumba-meu-boi, dança do coco, quadrilhas, teatro de bonecos, pescarias, jogo de argolas e brincadeiras tradicionais da época dos festejos juninos.

De acordo com a supervisora dos faróis, Cynthia Marques, a iniciativa tem como objetivo estimular o gosto pela leitura por meio de atividades culturais e educativas. Durante todo o período as bibliotecas ficarão abertas com atividades para crianças de escolas convidadas e pessoas da comunidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 21/06 (terça-feira)
Horário: 08h às 10h e das 14h às 16h
Locais: Bibliotecas Farol da Educação (Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Filipinho, Maiobão, Renascença, São José de Ribamar e Vinhais).

Dia: 22/06 (quarta-feira)
Horário: 08h às 10h e das 14h às 16h
Local: Farol da Educação Renascença

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Confira a programação dos arraiais para esta segunda-feira (20)

A festança do São João do Maranhão – Bumba meu Coração, promovido pelo Governo do Estado em vários pontos da cidade começou oficialmente na sexta-feira (17), atraindo milhares de pessoas aos arraiais. 
 
O mês de junho promete ser de muita alegria e animação em São Luís e nesta segunda-feira (20) a festa continua nos arraiais do Canto da Cultura, Casa do Maranhão, Ceprama, Praça Nauro Machado, Vila Palmeira e Lagoa da Jansen.

A programação no Canto da Cultura começa às 19h com a apresentação do Tambor de Crioula de Ribamar Tavares, seguido do Cacuriá Mirim Rabo de Saia da Liberdade, Boi Encanto da Ilha, Show Sotaque na Arte de Cozinhar, Boi do CEIC, Boi Capricho do Povo e Boi Brilho da Ilha. 

Já na Casa do Maranhão, a animação fica por conta da apresentação de grupos de cacuriá. No Ceprama, a festança começa com a Quadrilha Princesa da Felicidade do Coroadinho, Dança do Lelê, Boi de Nina Rodrigues, Show do Grupo Lamparina, Boi de Iguaíba, Campanhia Caipiras do Asfalto e Boi Meu Tamarineiro de Ribamar. 

Na Vila Palmeira se apresentam o Boi Encanto da Ilha, Show de Erasmo Dibel, Boi do CEIC, Boi Capricho do Povo, Boi Meu Tamarineiro de Ribamar, Boi Brilho de São João/Novo, Boi de Viana, Boi Brilho de São João do João Paulo.

Na Praça Nauro Machado a alegria fica por conta da apresentação do Espetáculo "Catirinando"- Silvana Cartágenes, do Tambor de Crioula da Feira da Praia Grande, Boi de Morros, Show de Djalma Chaves, Dança do Lelê, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Apolônio e Boi de Iguaíba.

A Lagoa da Jansen terá nesta segunda a partir das 19h o Cacuriá de Dona Tété, Boi Encanto do Olho D’Água, Boi da Floresta, Boi de Leonardo, Boi Presidente Juscelino, Boi de Morros e as matracas envolventes do Boi da Maioba.

Acompanhe os melhores momentos da festa no www.ma.gov.br/saojoaodomaranhao e confira a programação completa dos arraiais, vídeos das festanças juninas, acesso às redes sociais do Governo, além da programação em tempo real da Rádio Timbira (www.ma.gov.br/timbira)
.

Rodoviária de Imperatriz começa a operar nesta segunda-feira

A Rodoviária Jackson Lago, em Imperatriz, começa a operar nesta segunda-feira (20). A medida visa beneficiar os usuários do transporte rodoviário e contemplar a população da região, que recebe a maior e mais moderna rodoviária do estado.

Construída pelo Governo do Estado, a rodoviária está localizada no Jardim Tropical, nas proximidades da Rodovia BR-010 (saída para Belém) e conta com 10.500 m² de área construída.

São 10 plataformas de embarque e 9 de desembarque, interligadas por uma passarela de pedestres. O espaço físico é composto de 26 lojas, sendo 3 de conveniências; 24 guichês para venda de passagens; 1 restaurante; 3 lanchonetes; 1 posto policial; 1 posto médico; 1 sala para implantação de ponto de atendimento bancário; 1 sala para o juizado cível; 2 praças de alimentação, além de banheiros com acessibilidade para portadores de deficiência física.

Dezoito empresas estão habilitadas a operarem no terminal de passageiros, que tem capacidade prevista para receber cerca de três mil passageiros/dia. Os passageiros contarão com  um sistema eletrônico de informações, disponibilizando os horários de cada partida e chegada e os respectivos destinos.

sábado, 18 de junho de 2011

São João do Maranhão ganha página especial na internet

Promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o “São João do Maranhão, Bumba meu Coração” ganhou uma página inteiramente voltada à divulgação da cultura popular do Estado. A página na internet (www.ma.gov.br/saojoaodomaranhao) contém a programação completa dos arraiais, vídeos das festanças juninas, acesso às redes sociais do Governo, além da programação em tempo real da Rádio Timbira.

Novidade

Para este ano, o internauta poderá ouvir músicas que embalam o São João do Maranhão. além de enviar seu depoimento e fotos sobre a festa mais popular do Estado. Basta enviar um email para noticiasdomaranhao@secom.ma.gov.br e acompanhar a atualização da página que será diária.

Acesse www.ma.gov.br/saojoaodomaranhao e participe da maior festa popular do Estado.

Confira a programação do São João do Maranhão 2011

A programação do “São João do Maranhão - Bumba meu coração” vai movimentar a cidade no período de 17 a 29 de junho. O roteiro da festança embalará 13 espaços em São Luís com, no mínimo, sete atrações por noite. São eles: Casa do Maranhão, Praça Nauro Machado, Canto da Cultura, Ceprama, Praça da Saudade, Estiva, Parque Folclórico da Vila Palmeira e os Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, João Paulo, Liberdade e Vila Embratel.

No total, serão mais de duas mil apresentações de 543 manifestações. Na lista, entre outros, estão 86 grupos de bumba-meu-boi do sotaque de orquestra, 48 da Baixada, 47 de matraca, além de 70 tambores de crioula e 64 dança portuguesa.

“O São João do Maranhão é único, genuíno e precisamos investir para que essa festa seja cada vez mais bonita e prestigiada. Além de um banho de cultura, gera também trabalho e renda”, assinalou o secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

Entre os diferenciais deste ano, está o espaço da Casa do Maranhão, onde cada noite será dedicada a uma manifestação específica. A abertura, no dia 17, destacará shows de artistas e grupos locais. No segundo dia, a festa ficará por conta das quadrilhas, com participação de 16 grupos. O roteiro do dia 19 contemplará as danças portuguesas enquanto a programação do dia 20 será dedicada aos grupos de cacuriá. A festança no local prossegue até o dia 29.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Confira os destaques da semana sobre Maranhão

Setur faz campanha de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo, vai realizar, durante o São João do Maranhão - "Bumba Meu Coração", a campanha "Turismo sustentável e infância", com o objetivo de trabalhar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Bottons e folders informativos compõem a campanha que começa nesta sexta-feira (17) e segue até o dia 29 nos principais arraiais de São Luís

Durante os dias de folia junina, a Setur vai divulgar áudios em forma de alerta nos arraiais promovidos pelo Governo do Estado na Lagoa da Jansen, Ceprama e Praia Grande (Centro Histórico).

A ideia de acordo com o secretário de Turismo, Tadeu Palácio, é alertar a sociedade em geral, a cadeia produtiva e os turistas para o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. "A campanha vai atender aos meios de hospedagem, agencias de viagem e principalmente os arraiais espalhados em toda a capital. É importante que todos saibam que é preciso denunciar qualquer ação suspeita através do numero 100", explicou.

O Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) tem a meta de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e desenvolve, por meio da atividade turística, proteção ao meio ambiente, redução da pobreza e desigualdades regionais por meio da criação de emprego e geração de renda.

Maranhão recebe visita de diretora do FNDE

Para debater uma agenda prioritária, a partir do diagnóstico da situação do sistema educacional do Maranhão, a diretora de Assistência a Programa Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Renilda Peres de Lima, chegou a São Luís nesta sexta-feira (17). Ela atende ao convite formulado pela secretária de Estado de Educação, Olga Simão, feito durante a realização da 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), esta semana, em Brasília.

De acordo com Olga Simão, a diretora de Assistência a Programa Especiais do FNDE, Renilda Peres de Lima, participa de uma reunião de trabalho no Palácio Henrique de La Rocque para discutir o Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério de Educação (MEC), nos âmbitos municipal e estadual.
 
Os debates terão como eixo a cooperação entre governos federal, estadual e municipais, que dará início a implementação a partir deste diagnóstico. O PAR é um instrumento criado pelo MEC, que busca organizar a atuação dos entes federados no que concerne à política de educação no país.

Escola estadual é campeã da Olimpíada do Sesc 2011

A Unidade Integrada Barbosa de Godóis, escola da rede estadual de ensino localizada no bairro Monte Castelo, conquistou o bicampeonato nas Olimpíadas do Serviço Social do Comércio (Sesc) 2011, na modalidade handebol feminino. A equipe é composta por estudantes com idade entre 12 e 14 anos.

Com esse trabalho focado na prática do esporte, a UI Barbosa de Godóis vem se transformando em um celeiro de promessas para o esporte amador do estado.  Para os técnicos Eduardo Telles e Carlos Alberto, a conquista do título é resultado de um trabalho de grupo, reflexo de muitas horas de treinamento e dedicação das atletas.

A gestora da escola, Venina Frasão, disse que a vitória do grupo confirma o trabalho realizando com vista no futuro dos jovens maranhenses dentro da prática esportiva. “A sensação de todos é de dever cumprido e a certeza que precisamos continuar incentivando a prática esportiva entre os alunos, assim estamos formamos cidadãos”, declarou.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Governadora Roseana se reúne com ministro de Integração Nacional

Em audiência realizada em Brasília, na quarta-feira (15), entre a governadora Roseana Sarney e o ministro a Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, foram discutidos projetos para a Baixada Maranhense, várzeas do Rio Flores, o Hidroagrícola dos Tabuleiros de São Bernardo, além obras de recuperação da Barragem do Bacanga (em São Luís) e da correção de área de erosão no município de Bom Jesus das Selvas.

“O ministro Fernando Bezerra, além de ter ficado entusiasmado com os projetos, garantiu que dará atenção e determinou celeridade ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) na barragem do Pericumã e no aproveitamento do Rio Flores”, enfatizou a governadora.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, também presente na reunião, destacou a importância do projeto Diques das Águas da Baixada Maranhense. “Por meio desse projeto, a água doce ficará retida nos campos por mais tempo, permitindo a execução de projetos mais eficientes de agricultura, pecuária e piscicultura”, declarou.
O projeto Hidroagrícola dos Tabuleiros de São Bernardo, abrangendo os municípios de Araioses e Magalhães de Almeida, tem como fonte hídrica o Rio Parnaíba e estava incluído no Programa de Transferência de Gestão do DNOCS.

Prorrogadas as inscrições para a VII Corrida do Fogo

Em razão da grande procura, causando, em determinados momentos, a impossibilidade de acesso ao sítio oficial, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão decidiu prorrogar, até o dia 24, as inscrições para a VII Corrida do Fogo. Conforme previsto no edital da competição, as inscrições deveriam terminar nesta quarta-feira (15), mas o número excessivo de candidatos levou os organizadores do evento a dilatar o prazo.

A Corrida do Fogo, que em 2011 se encontra na sua VII edição, é promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA). O evento faz parte das atividades promovidas pela Corporação, para celebrar o Dia Nacional do Bombeiro, comemorado dia 2 de Julho.
 
A largada do evento, marcada para as 8hs do dia 26, acontecerá nas imediações do Posto de Salva-Vidas, na Praia de São Marcos, na Avenida Litorânea. Os competidores terão que cumprir um percurso de 10 km. Os critérios de premiação estão distribuídos entre categorias (civis e militares) de acordo com a faixa etária de cada candidato, sendo os vencedores agraciados com troféus, medalhas e prêmios em dinheiro, conforme o regulamento da competição.
 
Vale ressaltar aos participantes, que o evento faz parte do calendário da Federação Maranhense de Atletismo. Para participar da competição, os interessados deverão doar dois quilos de alimentos não perecíveis nas unidades do CBM-MA.
 
Os locais de inscrições são: 1º GBM (próximo ao Parque Bom Menino); 2º GBM/GEM (CSU da Cohab); GBMar (em quaisquer postos de salva vidas); Academia de Bombeiros Militar Josué Montello (próximo a Expoema); Colégio Militar 2 de julho (próximo a Secretaria de Segurança); Seção Contra Incêndio (Aeroporto); Comando Geral (próximo a Ufma). O regulamento da competição e modelos de ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial da Corporação: www.cbm.ma.gov.br

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Governo antecipa pagamento do salário dos servidores

O pagamento de todos os funcionários do estado relativo ao mês de junho e mais a antecipação de 50% do décimo terceiro salário para àqueles que não optaram em receber o décimo de forma integral no mês de dezembro, vai estar disponível em conta na quinta-feira (23), Dia de Corpus Christi.

O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, enfatizou que a medida além de premiar e valorizar o servidor público vai aquecer a economia maranhense com a injeção de recursos da ordem de aproximadamente R$ 320 mi.

“Esse é um período de grande efervescência da cultura popular maranhense e que atrai muitos turistas ao estado, com geração de divisas para o Maranhão. Somados aos recursos que estamos injetando, com certeza, teremos o aquecimento da economia no Maranhão”, ressaltou Gondim.

De acordo com a antecipação do pagamento, todos os aposentados, pensionista e funcionários da Casa Civil, Defensoria Pública, Controladoria, Procuradoria, Corregedoria, Secretarias de Estado, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ativos e reformados, autarquias, fundações e empresa pública podem efetuar saques em qualquer cash do Banco do Brasil na quinta-feira (23), véspera do Dia consagrado a São João (24), uma das datas mais significativas dos Festejos Juninos no Maranhão.

Festança no Arraial da Lagoa começa nesta sexta-feira (17)

Com uma superestrutura, programação diversificada e animação de sobra, será aberto nesta sexta-feira (17), às 19h, o São João dos Bois da Liga, no Arraial da Lagoa da Jansen, com apoio do Governo do Estado. Até o dia 29 de junho, 32 agremiações folclóricas e cantores maranhenses, sendo 25 grupos de bumba-meu-boi, subirão ao palco do espaço, que este ano reúne 14 barracas, incluindo 10 restaurantes.

A programação da primeira noite do Arraial da Lagoa, que é realizado pela Liga Independente dos Grupos de Bumba-Meu-Boi do Maranhão e conta com o apoio do Governo do Estado, é uma pequena mostra da festança que tomará conta de um dos pontos turísticos mais movimentados de São Luís.

Grupo Piaçaba, Bois de Axixá e de Leonardo terão a missão de animar os primeiros visitantes do São João dos Bois da Liga. Também haverá shows de Papete e Betto Pereira e para encerrar o boi da Floresta, o batalhão da Maioba e o colorido e a animação do boi de Nina Rodrigues. Serão em média sete apresentações por noite.
A beleza da decoração, que está sendo finalizada, é uma atração a parte. Os motivos juninos e o colorido mais uma vez saltarão aos olhos dos freqüentadores do arraial. A qualidade dos serviços oferecidos no local é outra exigência da Liga Independente, conforme o presidente e amo do Boi de Morros, José Carlos Lobato.

As pessoas que forem assistir às apresentações dos grupos de bumba-meu-boi também terão à disposição a barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS), onde todos os produtos comercializados serão revertidos para instituições de caridade.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
19h - Grupo Piaçaba
20h - Boi de Axixá (orquestra)
21h - Boi de Leonardo (zabumba)
22h - Show de Papete e Betto Pereira
23h - Boi da Floresta
24h - Boi da Maioba (matraca)
01h - Boi de Nina Rodrigues

Inscrições para edital de Divulgação Cientifica somente até sexta

Jornalistas, radialistas, fotógrafos, publicitário, relações públicas, designers e bibliotecários interessados em concorrer ao Edital Fapema nº 23/2011- Programa de Divulgação Científica do Maranhão, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), têm até sexta-feira (17), para fazer suas inscrições.

Ao todo, estão sendo oferecidas 12 bolsas. Elas serão concedidas pelo período de 12 meses, e variam de R$ 1.230,00 a R$ 1.838,00, de acordo com a titulação do bolsista. O formulário de inscrição está disponível no sistema Patronage (www.fapema.br/patronagem). Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos diretamente na Fapema ou pelos telefones (98) 2109-1400; 2109-1433 ou 2109-1428.
 
O edital tem o objetivo de estimular a formação de profissionais na área de comunicação científica, como forma de desenvolver vocações, a partir do envolvimento de pesquisadores e profissionais na participação de projetos do Núcleo de Difusão Científica da Fapema. Entre os projetos estão publicações impressas e on line; programas radiofônicos e de TV; organização de eventos científicos; ações de publicidade e propaganda, produtos de design editorial; e sistematização de informações relativas a projetos e processos científicos visando à divulgação científica.
 
Do total de vagas, seis são para jornalistas, três para São Luís e aos outras três para Imperatriz, Chapadinha e Caxias. As demais vagas estão distribuídas para outras áreas, sendo uma para cada. São requisitos para concorrer ao edital estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do CNPq e no Banco de Pesquisadores da Fapema (Sistema Patronage); ter registro profissional; ter diploma de graduação nas áreas de abrangência do edital; ter, preferencialmente, experiência em difusão científica e dedicar 30 horas semanais às atividades do Programa.


Saiba mais sobre o edital da Fapema

Ministro confirma à governadora programa de recuperação de BRs

Em seu segundo dia de compromissos em Brasília, a governadora Roseana Sarney se reuniu, na tarde desta terça-feira (14), com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Na ocasião, ficou acertada a visita dele ao Maranhão na primeira semana de julho, para o lançamento do Programa de Pavimentação de Rodovias, de recuperação de BRs no estado. Entre os pleitos encaminhados pela governadora, foi destaque a celeridade na obra de duplicação da BR-135.

A governadora ficou satisfeita com o comprometimento demonstrado pelo ministro em melhorar as rodovias federais no Maranhão. “O ministro Alfredo Nascimento reconhece que precisamos melhorar nossa malha rodoviária federal, determinando a recuperação de trechos das BRs 222, 230 e 222. E tenho certeza que com sua visita ao estado solucionaremos grande parte dos problemas das estradas federais”, afirmou Roseana Sarney.
 
O projeto de pavimentação de rodovias no estado consiste numa grande ação de adequação e expansão da malha viária. Um conjunto de trechos rodoviários será contemplado com prioridades nas regiões mais necessitadas, a fim de facilitar o escoamento em áreas produtivas e a interligação de municípios. Vai proporcionar uma integração da malha viária estadual de acessos às sedes municipais e a eixos troncos importantes para o sistema de transporte regional.
 
Nesta quarta-feira (15), Roseana Sarney se encontra, à tarde, com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Leônidas Cristino (Portos). Já na quinta-feira (16), a governadora do Maranhão participará de solenidade com a presidente Dilma Rousseff e o ministro das Cidades, Mário Negromonte, no Palácio do Planalto. À tarde, tem audiência com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.
 

terça-feira, 14 de junho de 2011

São Luis sedia encontro do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte

São Luís sedia nesta próxima quarta-feira (15), a 35ª Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen). Esta será a sétima vez que São Luis sedia o encontro, que reunirá secretários de Segurança, dirigentes e integrantes das polícias Civis, Militares, Federal, Rodoviária Federal e dos Corpos de Bombeiros dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Amapá e Tocantins, além de representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Eles vão debater e traçar ações estratégicas de combate à criminalidade em todo o território circunscrito pelos cincos estados.

O evento acontecerá no Hotel Luzeiros, na Praia de São Marcos. Estão confirmadas as presenças da secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Filomena de Luca Miki; e dos secretários de Segurança Pública Aluísio Mendes (Maranhão), Robert Rios Magalhães (Piauí), Luiz Fernandes (Pará), Marcos Roberto Marques da Silva (Amapá) e João Costa Ribeiro Filho (Tocantins).

A expectativa, segundo a coordenação do encontro, é que cerca de 100 profissionais de segurança entre secretários e gestores dos cinco estados participem da reunião, que marca o reinício dos encontros do colegiado, suspensos desde o ano passado em decorrência do período eleitoral.

Arthur Azevedo apresenta espetáculos de teatro e dança

Espetáculos de teatro e dança marcam programação do Teatro Arthur Azevedo de 16 a 19 de junho.

Confira detalhes

ACORDA ZÉ, A COMADRE TA DE PÉ - Espetáculo de teatro com o grupo Moitará, do Rio de Janeiro, do Projeto Palco Giratório 2011, do SESC Maranhão. Elenco: André Marcos, Diogo Borges, Erika Rettl, Fabiano Manhães, Mariana Bernardes Baltar e Venício Fonseca. (RJ)
Dia 16 (quinta) às 20h
Produção: SESC/MA
Ingressos: Gratuitos com retirada na bilheteria do TAA 1h antes da apresentação.
Indicação: LIVRE
Duração: 55 minutos

UM CONTO AFRICANO - Espetáculo de dança moderna e contemporânea com alunas Núcleo de Arte da Ilha e Instituto Divina Pastora. (SL)
Dia 18 (sábado) às 20h e 19 (domingo) às 18h30
Produção: Taila Menezes e José Menezes
Ingressos: Preço Único R$ 20,00
Indicação: LIVRE                                                       
Duração: 80 minutos


** Ingressos à disposição na bilheteria do TAA, de terça a domingo a partir das 14h.   Serão colocados à venda em conformidade com a Lei Municipal nº 4.729 de 28 de dezembro de 2006 (Lei da Meia-Entrada) segundo a qual 1/3 (um terço) dos bilhetes de qualquer ordem da plateia deverão ser disponibilizados para a meia-entrada para estudantes com carteira e idosos (60 anos). Os estudantes devem apresentar a carteira no ato da compra do ingresso e na entrada para o espetáculo.

Nova turma de qualificação para Refinaria tem início

Teve início em São Luís, nesta segunda-feira (13), mais uma turma de qualificação profissional promovida pelo Plano Setorial de Qualificação - PlanSeQ Petróleo e Gás.

A iniciativa capacita trabalhadores maranhenses em habilidades que os torne aptos a concorrer às vagas de trabalho disponibilizadas pela instalação da refinaria da Petrobrás, no município de Bacabeira.

Nesta fase, a qualificação contempla ocupações na área da construção civil, que disponibiliza cerca de sete mil vagas para formação de pedreiro, carpinteiro, armador e pintor predial. 

Aula Inaugural

Cerca de 300 educandos participaram da Aula Inaugural realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Os trabalhadores participantes foram selecionados pela Secretaria de Trabalho, através do Sine, que presta apoio institucional ao programa no Maranhão.

A Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon) prestam apoio institucional para a implantação de turmas, que acontecem nos municípios de São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e, brevemente, estendidas aos municípios de Icatu e Morros.

Governadora garante recursos para o Maranhão no Ministério do Turismo

A governadora Roseana Sarney embarcou nesta segunda-feira (13) para Brasília, onde cumpre compromissos de trabalho nesta semana. Na agenda da tarde, ela e o ministro do Turismo, Pedro Novais, assinaram convênio no valor de R$ 3,18 milhões, que serão empregados na restauração do Palacete Gentil Braga, sobrado colonial do final do século XVIII, pertencente à UFMA e localizado à Rua Oswaldo Cruz, em São Luís.

De acordo com os termos do convênio assinado no MTur, do montante de recurso assegurado, R$ 2,86 serão investimentos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que conta com verbas de financiamento externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Corporação Andina de Fomento (CAF).

“O turismo é uma das prioridades do nosso governo, pois é um setor consolidado no estado, que gera trabalho e renda, e é importante que busquemos mais investimentos para incrementar a atividade”, declarou a governadora.

Após a assinatura do convênio, a governadora falou sobre os preparativos do governo estadual para as comemorações dos 400 anos de São Luís e solicitou apoio do ministério. Também apresentou ao ministro Pedro Novais o projeto da Via Expressa, nova avenida de 5,3 km, a ser construída em São Luís, que ligará a Avenida Carlos Cunha, próximo ao Sítio Santa Eulália, à Daniel de La Touche, na altura do Ipase.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Campanha de Incentivo à Doação de Sangue neste São João começa quinta (16)


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) dará início na próxima quinta-feira (16) a mais uma Campanha de incentivo à doação de sangue. 

Com o slogan "São João de festa e solidariedade é no Maranhão. Doe sangue. Salve vidas!", a iniciativa pretende chamar atenção da população para a necessidade de doar sangue no período de festas juninas, quando geralmente ocorre a diminuição no número de doadores e aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências.

A campanha será estendida até o dia 29 de junho, data em que finda os festejos juninos no Estado. A assistente social Maria do Socorro Ferreira de Oliveira, coordenadora do setor de captação de doadores, explica que a Hemomar necessita manter estoque adequado ao atendimento de toda demanda hospitalar para transfusões sanguíneas. "Para isso contamos com a solidariedade e participação da população potencialmente  doadora, fazendo uma doação voluntária de sangue neste período de festas juninas".

Além do atendimento aos doadores no Hemocentro - que fica na Rua 5 de Janeiro, s/n, Jordoa - durante o período de campanha, a unidade móvel de coleta de sangue estará nos locais abaixo citados, oportunizando melhor acesso das pessoas à doação.

Doador

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 18 a 65 anos, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento de identificação (carteira de identidade, profissional, motorista  ou outros). É recomendado no dia da doação a pessoa estar bem alimentado, dormir bem na noite anterior á doação (mínimo 6 horas) e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação.

Programação

Dia 16 - Lançamento da Campanha no Hemocentro, às 8 horas e coleta externa/Unidade Móvel no TCE (Tribunal de Contas do Estado)
Dia 17 - Coleta externa/Unidade Móvel na Faculdade FAMA
Dia 18 - Coleta externa/Unidade Móvel na Igreja Adventista do Anjo da Guarda
Dia 22 - Coleta externa//Unidade Móvel na UEMA ( Cidade Operária )
Dia 25 - Coleta externa/Unidade Móvel na Praça Deodoro.

Maranhão terá eliminatória de concurso do samba da Beija-Flor

A Beija-Flor de Nilópolis, que levará para a avenida o enredo “São Luís - O poema encantado do Maranhão”, vai realizar no Maranhão uma eliminatória do concurso para escolha do samba. As inscrições estão abertas na Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A disputa musical está prevista para acontecer na segunda quinzena de agosto, na capital maranhense. Membros da Comissão de Carnaval da escola virão ao Maranhão para participar do julgamento dos sambas concorrentes.

A disputa em São Luís vai corresponder a uma semifinal do concurso. Da Ilha, sairão três compositores classificados para a final, no Rio de Janeiro. “Com essa decisão, a Beija-Flor comprova seu encantamento pelo que encontrou no nosso estado. A escola não só está pedindo emprestada a nossa riqueza para levar à Sapucaí como está abrindo espaço para que um de nossos compositores, que não são poucos, possa chegar a cantar essa riqueza no Carnaval carioca”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

Os autores interessados em participar do concurso devem se dirigir à Superintendência de Ação e Difusão Cultural (Sadc) da Secma (Rua Portugal, Praia Grande). A sinopse (briefing) do enredo está disponível no site da escola (www.beija-flor.com.br) e no portal do Governo do Estado (www.ma.gov.br) nas versões texto e vídeo.

Durante a apresentação do enredo, no dia 1º deste mês, na quadra da escola, a realização de uma semifinal no Maranhão foi sugerida pelo secretário Luís Bulcão e pelo superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Wellington Reis. A aceitação da diretoria da agremiação foi confirmada na semana passada.

O enredo da Beija-Flor, “São Luís - O poema encantado do Maranhão”, é uma homenagem aos 400 anos de São Luís, a serem celebrados em 2012. Na avenida, a escola homenageará a capital maranhense, enfocando desde os primórdios da fundação francesa (em 1612), passando pelo título de Athenas Brasileira (pela efervescência da produção literária) até chegar à denominação de Jamaica Brasileira (garantida pela influência do reggae na cidade).

MHAM e Ufma realizam oficina junina para 3ª Idade

Milhares de idosos no Brasil inteiro possuem problemas relacionados à memória. É com esta preocupação que, na quinta-feira (16), às 15h, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), realizará, em parceria com o Núcleo de Capacitação e Estudo do Processo do Envelhecimento (Nucepe), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a Oficina Memória e Envelhecimento, com o tema junino São João ontem e hoje: Tradição das Festas Juninas no Maranhão.

O projeto Memória e Envelhecimento desenvolvido no MHAM desde 2008 acontece bimestralmente, com realização sempre na última quinta-feira de cada mês, numa parceria com a Ufma, por meio do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, e o Departamento de Educação Física, com objetivo fazer com que alunos dos cursos de Educação Física e Educação Artística conheçam o acervo do Museu, bem como instigar os idosos ao conhecimento e fazer com os mesmos desenvolvam o resgate de suas histórias de vida.

O projeto neste mês de junho pega carona nos festejos juninos e realiza a oficina que será ministrada pelo professor de educação física e gerontólogo Isidoro Cruz, que utilizará dinâmicas corporais, com apoio de alunos de Educação Física e exibição de slides, que mostrarão festejos juninos em São Luís em épocas passadas, remetendo o público ao passado e criando um estímulo da memória na busca da origem das brincadeiras folclóricas no Maranhão, além de outras atividades lúdicas.

"O Museu é um espaço de entretenimento, memória e inclusão social, procuramos de várias maneiras, através deste projeto, incluir e dar espaço aos mais diversificados grupos sociais", afirma Graça Nina, assessora da direção do MHAM.

A programação contará ainda, com atrações culturais que garantirão a diversão e o entretenimento de primeira qualidade brincantes da melhor idade.

As inscrições para participar da oficina estão abertas na secretaria do MHAM, na Rua do Sol, 302-Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações pelo telefone 3218-9922 / 3218 -9921.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Polícia Militar comemora os 175 anos da corporação

A comemoração será neste sábado (11), mas a data é comemorada oficialmente no dia 17 de junho. A programação terá início às 8h e se estenderá até as 17h. Serão oferecidos serviços em diversas áreas à população, como atendimentos médicos, consultas em várias especialidades e distribuição de remédios; assistência odontológica, além de terapia ocupacional, avaliação de desenvolvimento infantil e vacinação.

Também serão oferecidos serviços de orientação jurídica, expedição de documentos de inclusão social, distribuição de cestas básicas, demonstração de primeiros socorros e salvamento. A programação inclui ainda apresentação de palestras, corte de cabelo, podologia, atividades religiosas, atividades folclóricas e brincadeiras infantis.

Caminhada

Ainda como parte das atividades, no domingo (12), acontecerá a “Caminhada Comemorativa aos 175 anos: Polícia e Sociedade”. A concentração será no Posto do Corpo de Bombeiros, na praia do Calhau. O percurso se estenderá até a Praça do Pescador, na Praia de São Marcos. Podem participar policiais militares e comunidade. No encerramento, a Banda da PM realizará uma apresentação para encerrar mais um dia comemoração.

Celebração

Além destas atividades, a programação continuará  na próxima terça-feira (14), às 19h, quando será realizado um culto ecumênico, no Auditório da Assembléia Legislativa. O momento ficará a cargo dos padres e pastores que integram a Capelania da Polícia Militar.

Já no dia 17, acontecerá, no Quartel do Comando Geral (Calhau), a Formatura Geral de turma de aspirantes. Haverá ainda condecorações com diversas medalhas a policiais militares e promoção de praças.

O evento de abertura contará com a presença do Comandante Geral da PM, coronel Franklin Pacheco; do comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jéferson Teles, comandantes de batalhões e outras autoridades do Sistema de Segurança do Maranhão.

Confira a newsletter do Governo do Maranhão

Rádio Timbira: Tem Mulher na Área será apresentado às sextas-feiras


A Rádio Timbira, emissora oficial do Governo do Estado, apresentará, a partir de hoje (10), às 18h, com reprise aos sábados, às 13h, o programa Tem Mulher na Área, um programa esportivo apresentado exclusivamente por mulheres.

A equipe formada pelas jornalistas Danielle Kline, Stephannie Lee, Jéssika Aragão e Marina Farias levará informação, debate, entrevista e análise do esporte maranhense pelas ondas da 1290 AM. 

Desde a estreia, no dia 2 de abril, o Tem Mulher na Área já entrevistou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Alim Maluf Neto; diretor técnico da Federação Maranhense de Futebol, Pedro Vasconcelos; os presidentes do Sampaio Corrêa, Sergio Frota; do Nacional, Caetano Alves; da Federação Maranhense de Beach Soccer, Eurico Pacífico, e da Federação Maranhense de Tênis, Clineu Filho; o vice-presidente do Moto Club, Rocha Neto; além de treinadores e atletas de várias modalidades do esporte local.
 
De acordo com o gestor de Radiodifusão da Secretaria de Comunicação e idealizador do projeto, Juraci Filho, o programa tem o objetivo de oferecer conteúdo esportivo de qualidade com uma abordagem diferenciada. "A mulher tem mais sensibilidade, organização e um cuidado maior com o que faz. A inserção de quatro mulheres na programação vai oferecer ao torcedor uma variedade de opiniões e acabar com o machismo que existe no rádio esportivo brasileiro", ressaltou.

Ouça o programa pelo endereço www.ma.gov.br/timbira ou sintonize 1290 KHz. Perguntas, sugestões e críticas podem ser enviadas pelos canais TwitterFacebook, além do e-mail temmulhernaarea@hotmail.com.

Cine Praia Grande exibe "Não se vive sem amor"


O Cine Praia Grande (CPG) exibe, de sexta-feira (10) a quinta-feira (16), o filme brasileiro “Não se Vive Sem Amor”, de Jorge Duran. As exibições acontecem nos horários das 16h, 18h e 20h.

No elenco os atores Cauã Reymond, Victor Navega Motta, Simone Spoladore e Angelo Antonio. A produção nacional, que tem duração de 102 minutos, no gênero drama, foi lançada este ano. Os ingressos têm preços populares de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).

Sinopse

Gabriel, de 10 anos, e Roseli, de 30, chegam ao Rio de Janeiro, no dia 23 de dezembro, para encontrar o pai do menino que os abandonou. Sem conhecer a cidade, eles perambulam pelas ruas sem ter ideia para onde ir. Assim encontram João, um jovem advogado desempregado que busca desesperadamente um meio de melhorar de vida; Pedro, um pesquisador universitário que precisa se decidir entre a mulher e a profissão; e Gilda, uma dançarina de boate que deseja ir embora, mas está presa ao passado. Todos vivem situações limite em suas vidas, que se tornam ainda mais fortes devido à proximidade do Natal. Só que, a partir destes encontros inesperados, surge uma nova esperança.

O Cine Praia Grande está instalado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). Outras informações pelo telefone 3218-9934.

Cortejo junino dá largada para São João 2011

A temporada junina de 2011 começa a esquentar o clima na cidade de São Luís. Para colocar mais calor nessa fogueira o Governo do Estado dá a largada no projeto São João do Maranhão 2011, nesta sexta-feira (10), com a realização do primeiro dos três cortejos e shows juninos que acontecerão na área do centro, com a produção da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

A programação começa com a concentração dos grupos juninos, às 17h, na Praça Deodoro, com saída do cortejo às 18h, com destino à Praia Grande, no Centro Histórico, descendo pela Rua Grande. A programação de cortejos e shows musicais no pré-São João de 2011, acontecerão sempre as sextas-feiras (10, 17 e 24).

Participam do primeiro cortejo junino os grupos de bumba-meu-boi Nina Rodrigues (orquestra), Boi Meu Tamarineiro (orquestra/Ribamar), Boi Santa Fé (baixada), Dança Portuguesa Império de Lisboa, Grupo Sotaque, Boi Novilho Branco (orquestra) e Boi de Leonardo (zabumba).

Na Praça Nauro Machado, a partir das 20h, serão apresentados shows musicais com Osmar Furtado e grupo Alta Tensão; Show de Daffé e Tutuca às 21h; Roberto Ricci e banda às 22h e às 23h para fechar a primeira noite, o cantor Ronald Pinheiro e banda. No repertório muita música junina para alegrar turistas e maranhenses que estarão no Centro Histórico.

A temporada junina de 2011, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, acontecerá de 17 a 29, com sete atrações por noite , nos arraiais patrocinados pelo governo. Mais de duas mil apresentações de 543 grupos juninos estarão acontecendo no período. São 86 grupos de bumba-meu-boi de orquestra, 48 sotaques da baixada, 47 de matraca, 70 grupos de tambores de crioula e 64 dança portuguesa, e outras danças populares.

Os grupos se apresentarão nos arraiais das Praças Nauro Machado e Saudade, Canto da Cultura e Casa do Maranhão, na Praia Grande; Ceprama, Parque Folclórico da Vila Palmeira, e nos bairros  Anjo da Guarda, de Fátima, Cidade Operária, João Paulo, Liberdade, Vila Embratel.

EGMA define calendário de certificação dos conselheiros de direitos de crianças e adolescentes

A Escola de Governo do Maranhão (EGMA), órgão da Secretaria de Estrado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), definiu o calendário de certificação de conselheiros tutelares e de direitos de crianças e adolescentes.

De acordo com o calendário divulgado as solenidades de certificação acontecerão este mês nos municípios pólos de Pinheiro, dia 13, Timon (15), Caxias (16), Presidente Dutra (17), Imperatriz (20) e São Luís, dia 21. Ao todo vão ser certificados 3.401 cidadãos participantes do Programa de Gestão Compartilhada para Capacitação de Conselheiros Tutelares e de Direitos de Crianças e Adolescentes, promovido pela Escola de Governo do Maranhão.

Cursos

Os cursos de capacitação aconteceram de fevereiro a outubro de 2010. O primeiro deles foi realizado na cidade Pinheiro englobando os municípios da região do Pericumã. Na região da Ilha de São Luís, a cidade-sede foi São Luís. Em Presidente Dutra reuniu agentes da região Pré-Amazônia. Caxias envolveu os municípios da região Timbiras. Timon sediou a região do Médio Parnaíba e Imperatriz, os municípios da Região do Tocantins.

Foram contemplados cerca de 60 municípios do Maranhão e mais de três mil atores que compõe a rede de proteção à criança e ao adolescente, incluindo técnicos da área da assistência social e profissionais de órgãos como: CAPS, CREAS, CRAS, Pastorais, além de educadores, agentes de saúde e de segurança e principalmente Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos de Crianças e Adolescentes.

QUADRO – DATA/MUNICÍPIO CERTIFICAÇÃO


Data
Horário
Município
Nº de Certificações por Regional
13 de junho
16h
Pinheiro
521
15 de junho
15h
Timon
511
16 de junho
15h
Caxias
703
17 de junho
15h
Presidente Dutra
562
20 de junho
15h
Imperatriz
545
21 de junho
15h
São Luís
559
Total de Certificações no Programa
3.401