segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Palácio dos Leões ganha espaço de visitação virtual


Um dos maiores patrimônios arquitetônicos do Maranhão, cartão postal de São Luís, o Palácio dos Leões ganhou um site e convida o internauta para um passeio virtual, em 360 graus, pela majestosa construção do XVII, que passou por diversas reformas ao longo dos séculos, até ganhar um perfil neoclássico. Para conferir, basta acessar o endereço: www.ma.gov.br/palaciodosleoes.

O desejo de mostrar para a população toda a beleza e a riqueza de um dos prédios seculares mais imponentes do estado foi um dos fatores que incentivaram a criação do espaço virtual de visitação. “Queríamos despertar a atenção e estimular a visitação tanto dos turistas como da população para conhecer o Palácio e as obras de arte que estão expostas aqui”, ressaltou a curadora dos Bens Culturais do Palácio dos Leões, Josimar Pereira.

Criado com tecnologia inovadora, o site traz imagens imersivas em 360 graus, ferramenta já utilizada em outros estados para divulgação turística, e é uma criação do fotógrafo Albani Ramos. “O diferencial da página do Palácio é a qualidade das fotografias, que possuem alta definição. É isso que faz o usuário perceber cada detalhe das obras de arte com uma simples aproximação da página”, detalhou Ramos.

Ao pensar na criação dos ambientes virtuais, a design gráfica Raquel Noronha, responsável pelo projeto, utilizou os grafismos e as cores existentes no interior do Palácio. “Cada ambiente do site foi trabalhado nas cores originais. Aliamos a fácil navegação com a visualidade da imponência da obra”, afirmou.

O Palácio

O Palácio dos Leões tem três mil metros quadrados de área construída, dividida em três alas: residencial, administrativa e visitação. A coleção de 1.300 objetos de arte fica exposta em cinco nobres salões. São telas de artistas renomados, cristais, prataria portuguesa, tapetes franceses e porcelanas. Um dos destaques co acervo é a coleção de gravuras do jornalista e teatrólogo maranhense Arthur Azevedo.

A história do prédio também merece destaque. O Palácio é resultado de sucessivas reformas no espaço, cuja origem é um forte erguido pelos franceses, entre os estuários dos rios Anil e Bacanga, na então Ilha de Upaon-Açu, em 1612. Os invasores Maranhão, sob o comandado de Daniel de La Touche, tentaram estabelecer nestas terras uma colônia batizada de França Equinocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário