segunda-feira, 13 de junho de 2011

Maranhão terá eliminatória de concurso do samba da Beija-Flor

A Beija-Flor de Nilópolis, que levará para a avenida o enredo “São Luís - O poema encantado do Maranhão”, vai realizar no Maranhão uma eliminatória do concurso para escolha do samba. As inscrições estão abertas na Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A disputa musical está prevista para acontecer na segunda quinzena de agosto, na capital maranhense. Membros da Comissão de Carnaval da escola virão ao Maranhão para participar do julgamento dos sambas concorrentes.

A disputa em São Luís vai corresponder a uma semifinal do concurso. Da Ilha, sairão três compositores classificados para a final, no Rio de Janeiro. “Com essa decisão, a Beija-Flor comprova seu encantamento pelo que encontrou no nosso estado. A escola não só está pedindo emprestada a nossa riqueza para levar à Sapucaí como está abrindo espaço para que um de nossos compositores, que não são poucos, possa chegar a cantar essa riqueza no Carnaval carioca”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

Os autores interessados em participar do concurso devem se dirigir à Superintendência de Ação e Difusão Cultural (Sadc) da Secma (Rua Portugal, Praia Grande). A sinopse (briefing) do enredo está disponível no site da escola (www.beija-flor.com.br) e no portal do Governo do Estado (www.ma.gov.br) nas versões texto e vídeo.

Durante a apresentação do enredo, no dia 1º deste mês, na quadra da escola, a realização de uma semifinal no Maranhão foi sugerida pelo secretário Luís Bulcão e pelo superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Wellington Reis. A aceitação da diretoria da agremiação foi confirmada na semana passada.

O enredo da Beija-Flor, “São Luís - O poema encantado do Maranhão”, é uma homenagem aos 400 anos de São Luís, a serem celebrados em 2012. Na avenida, a escola homenageará a capital maranhense, enfocando desde os primórdios da fundação francesa (em 1612), passando pelo título de Athenas Brasileira (pela efervescência da produção literária) até chegar à denominação de Jamaica Brasileira (garantida pela influência do reggae na cidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário