quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fapema e CNPq apresenta XXV edição do Prêmio Jovem Cientista

Estudantes e pesquisadores maranhenses estão sendo convidados a se inscreverem no Prêmio Jovem Cientista, considerado pela comunidade cientifica uma das mais importantes premiações do gênero na America Latina. A premiação varia de R$ 10 mil a R$ 35 mil, com bolsas de iniciação cientifica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. A apresentação do prêmio no Maranhão foi feita nesta quarta-feira (08), pela coordenadora de Cooperação Nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ana Delgado Assad, e pela diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Meireles Guerra.
  
Em sua XXV edição, o Prêmio Jovem Cientista vai reconhecer pesquisadores e estudantes que estão inovando para transformação das cidades em ambientes sustentáveis. O tema deste ano é “Cidades Sustentáveis”. A iniciativa visa estimular o envolvimento de estudantes e escolas do ensino médio nesta área que representa um grande desafio para as próximas gerações. Três maranhenses já receberam o prêmio nas edições anteriores. 

A diretora presidente da Fapema, Rosane Guerra, informou que o tema do prêmio é abrangente e permeia todas as áreas do conhecimento. Ela observou ainda que ele tem uma afinidade com o tema do Prêmio Fapema do ano passado e com o deste ano. “Espero que o Maranhão este ano tenha bastante escritos e premiados. O prêmio CNPq tem uma característica que é interessante: ganha não só o estudante e o pesquisador da instituição, mas a própria instituição também é premiada”. 

Inscrições e Categorias

As inscrições estão abertas até 31 de agosto, e os candidatos podem se inscrever pela internet ou pelos Correios. O regulamento completo do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do prêmio (www.jovemcientista.cnpq.br/). O tema desta edição é "Cidades Sustentáveis".

Quatro categorias são premiadas: graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional. Há ainda uma menção honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Os orientadores das três categorias e as escolas dos três classificados do ensino médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem..


Nenhum comentário:

Postar um comentário