segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prorrogada campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa do Maranhão para até o dia 15 de junho. O adiamento do prazo para o encerramento da campanha foi solicitado ao Mapa, pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), em consequência das fortes chuvas que estão mais intensas em algumas regiões do estado.

O diretor geral da Aged, Fernando Lima, informou que o pedido de prorrogação da campanha ao Ministério foi feito na segunda-feira (30).  “Emitimos um relatório técnico ao Mapa e comprovamos que, devido às fortes chuvas, em algumas regiões do estado, os comerciantes estão com dificuldade de comercializar a doses de vacina, os criadores em comprar as vacinas e no manejo dos seus animais”, explicou. “  

Fernando Lima informou que a prorrogação contempla o prazo para que os criadores comprovem a vacinação de seus animais contra a febre aftosa junto à Aged-MA. Inicialmente, este prazo seria finalizado dia 15 de junho. 

A Instrução Normativa nº 44 de 2 de outubro de 2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento diz que qualquer antecipação ou prorrogação das campanhas de vacinação somente poderá acontecer se houver autorização do ministério. A solicitação ao Ministério deve ser fundamentada em parecer técnico do serviço de veterinária oficial no estado, que no caso do Maranhão, é a Aged.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, informou que a Aged, que é um órgão estadual vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), intensificará as ações de divulgação da campanha e a realização dos dias de campo para conscientização dos criadores, com foco nas regiões que apresentaram um menor índice de cobertura vacinal, como é o caso das regionais de Itapecuru Mirim, Zé Doca, São João dos Patos, Pinheiro, Chapadinha e Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário