terça-feira, 31 de maio de 2011

Governadora apresenta balanço do Programa Saúde é Vida

O balanço dos dois anos de execução do Programa Saúde é Vida, do governo estadual, foi apresentado na manhã desta terça-feira (31), à governadora Roseana Sarney, pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. Segundo a governadora, a partir do mês de julho todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais construídos e equipados pelo Governo do Estado serão inaugurados.

Os dados sobre atividades do programa foram divulgados pelo secretário Ricardo Murad. Na ocasião, foram distribuídos exemplares da revista produzida pelo governo estadual com todas as obras e realizações do programa. O evento contou com a presença de secretários de Estado, deputados estaduais e prefeitos.

“O Saúde é Vida é o maior programa já implantado em todo o Brasil na área de saúde”, declarou a governadora. Ela informou que foi fundamental a intervenção do governo estadual para mudar a situação crítica em que se encontrava a saúde maranhense. “Tivemos alguns atrasos, mas queremos que a população acompanhe os nossos investimentos”, ressaltou. Ela revelou que o Ministério da Saúde se comprometeu em apoiar o Maranhão, mas para isso é preciso mostrar produção dos serviços de saúde.

Roseana apresentou também as duas ambulanchas de emergência, equipadas com UTIs: uma destinada a Barreirinhas e outra que vai auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros na Baia de São Marcos. 

Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Murad, o Programa Saúde é Vida está mudando a realidade da assistência no estado. “É um programa revolucionário que está mudando os alicerces da saúde no Maranhão”, ressaltou. Ele disse que antes do programa a situação do atendimento básico na área de saúde era crítico. “Um verdadeiro caos, que levou o Estado a fazer uma grande intervenção, com investimentos jamais vistos na história do Maranhão”, destacou.

Sefaz lança Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Maranhão

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lança, nesta terça-feira (31), o Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado do Maranhão. A Iniciativa é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos da ordem de U$ 13,2 milhões e contrapartida do Estado de U$ 5,1 milhões de dólares.

A solenidade será realizada na sala de reunião do Gabinete da Sefaz, às 17h30, quando o secretário de estado de fazenda, CláudioTrinchão assinará o termo de abertura de 12 ações priorizadas para implantação em 2011.

O Projeto, que faz parte do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco), planeja 28 ações estratégicas que irão dar continuidade ao processo de implantação do novo programa de modernização tecnológica da SEFAZ.

Segundo a coordenadora do Profisco/MA e Auditora da Sefaz, Myrthes Frota, esse é um novo momento para todos, sociedade, secretaria e contribuintes. “É um processo de transformação que vai aperfeiçoar a e garantir mais transparência para a gestão fiscal do Estado, incrementar a receita própria e melhorar o controle do gasto público visando prover melhores serviços ao cidadão”.

Já implantado em outros estados, o Profisco/MA tem como finalidade principal a modernização da gestão fiscal por meio de novas metodologias e técnicas.

As ações estão agrupadas em quatro grandes componentes relacionados com a integração da gestão fiscal, administração tributária e contencioso fiscal, administração financeira, patrimonial e controle interno da gestão fiscal, e gestão de recursos corporativos.

Ações priorizadas para 2011

Revisão do modelo de gestão fazendária
Fortalecimento e ampliação da participação em fóruns de administração fiscal
Desenvolvimento e implantação do modelo de fiscalização eletrônica de mercadorias em trânsito
Revisão do modelo de cobrança administrativa
Revisão do processo administrativo fiscal
Revisão do modelo de gestão da ação fiscal
Desenvolvimento e implantação do Centro de comando de TI (command center)
Fortalecimento da infra-estrutura das redes locais
Fortalecimento da gestão de banco de dados e sistemas
Definição e implantação do centro de apoio multidisciplinar de assistência ao servidor
Implantação do sistema de educação à distância
Realização de seminários anuais de divulgação de informações, idéias e boas práticas de administração tributária.

Secretaria de Trabalho entrega equipamentos ao Sine de Chapadinha

A Agência do Sine de Chapadinha recebeu, na última sexta-feira (27), equipamentos para ampliar o atendimento ao trabalhador da região do Baixo Parnaíba. Além de computadores e mobiliário, a agência recebeu uma motocicleta, para a realização do trabalho de captação de vagas de trabalho junto às empresas da região.

Para José Antônio Heluy, o fortalecimento das Agências de Trabalho ajuda a consolidar as políticas públicas de trabalho, emprego e renda em todas as regiões do Maranhão, além de dar visibilidade aos municípios. Um exemplo claro disso está no fato de que Chapadinha é uma das cidades que a Suzano analisa para que venha implementar mais uma fábrica de produção de papel.

“O Governo do Maranhão e a prefeitura de Chapadinha estão envidando esforços no sentido de trazermos a fábrica para cá, mas precisamos mostrar mais”, ressaltou o secretário. A Secretaria de Trabalho, por meio do Sine, acompanha e monitora, com grande interesse, as mudanças do mercado de trabalho de Chapadinha”, explicou.

A Agência de Trabalho de Chapadinha funciona desde 2009 e recentemente foi incorporada ao Sine, o Sistema Nacional de Emprego, o que permite acesso a uma variedade de serviços ao trabalhador, inclusive a emissão de carteiras de trabalho e participação em cursos de qualificação profissional.

SES realiza bandeiraço em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco

Um bandeiraço, a partir das 8h30 desta terça-feira (31), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa), marcará as comemorações pelo Dia Mundial Sem Tabaco.

O bandeiraço, que traz a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco como tema, será realizado em frente à sede da SES (Avenida Carlos Cunha, em São Luís), com distribuição de material educativo e brindes para os condutores de veículos que passarem pelo local.

O objetivo é destacar os riscos à saúde associados ao tabagismo e fomentar políticas eficazes para a redução do consumo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a segunda maior causa de mortes no mundo, após a hipertensão, e atualmente mata um em cada 10 adultos.

Para o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, a data faz parte de uma política mundial de controle do tabaco. “A lembrança do Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, além de fomentar políticas públicas de controle, visa sensibilizar a população para os males do fumo e para a Lei Estadual nº 9.010/2009, que regulamenta o controle e a fiscalização do tabaco em todo o Maranhão”, disse Arnaldo Muniz.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 com o objetivo de chamar a atenção da humanidade para a epidemia do tabaco e seus efeitos letais. O tabagismo é a maior causa de morte prevenível enfrentada pela comunidade médica.

Estatística

Segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca/IBGE) existem 1,25 bilhão de fumantes no mundo consumindo cerca de 6 trilhões de cigarros por ano. No Brasil, são 24,6 milhões de fumantes acima dos 15 anos de idade, ou seja, 17,2% da população nessa faixa etária. Deste grupo, 14,8 milhões são homens, contra 9,8 milhões de mulheres e 70% adquirem o hábito de fumar entre os 14 e 17 anos.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Programa de Ação Integrada para o Aposentado celebra Coroação de Nossa Senhora

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), celebrará nesta segunda-feira (30) a Coroação de Nossa senhora e prestará homenagens a mães aposentadas. O evento acontecerá no Auditório do Centro Social do Servidor Público Estadual (Av. Sambaquis s/n - Calhau (sede social do antigo Ipem).

Criado no início da década de 1990 pelo Governo do Estado, o PAI presta vários serviços para os aposentados do serviço público estadual, nas áreas jurídicas, sócio-cultural e de saúde.

Apesar de ter como foco o aposentado do Governo do Estado, o PAI é aberto a orientar aposentados de outros setores e instituições que queiram oferecer serviços comunitários aos idosos. 

Uma das atividades do PAI que mais vem apresentado resultados são as atividades físicas oferecidas aos idosos. Na área de saúde há atendimento geriátrico e na jurídica são prestadas diversas orientações, principalmente a problemas ligados a maus tratos e empréstimos.

Hospitais Carlos Macieira e Juvêncio Matos recebem equipamentos para novas instalações

Os Hospitais Carlos Macieira e Infantil Juvêncio Matos, ambos da rede pública estadual em São Luís, receberam, na última semana, equipamentos que serão utilizados na reestruturação e reorganização das duas unidades de saúde. O investimento em novas instalações e equipamentos garantirá melhor qualidade e ampliação dos serviços prestados à população.

Entre os equipamentos disponibilizados para o Hospital Carlos Macieira (Ipem) estão braçadeiras tipo tripé, cadeira de roda higiênica, cadeiras em courvim, cadeiras de roda para transporte do paciente e monitor de paciente mindray. Na relação do lote enviado ao hospital, constam ainda desfibrilador, camas hospitalares eleganza, macas de transporte com grade e suportes de soro, escadas de inox de dois degraus, hamper, carrinho de emergência, eletrocardiograma e aspirador cirúrgico.

O Hospital Carlos Macieira também vem recebendo investimentos do governo estadual para se transformar em um moderno centro de alta complexidade. Obras de reforma e ampliação foram executadas no térreo, no terceiro e no quinto andares do prédio, áreas que deverão ser inauguradas até o final deste ano. 

Já para o Hospital Infantil Juvêncio Mattos foram enviados porta saco hamper, mesas semi-circular, mesas mayo, mesas auxiliares, carro de emergência, suportes para soro, aspiradores cirúrgicos, desfibrilador, estantes abertas com seis prateleiras e mesa cirúrgica.

Secom credencia veículos para cobertura de evento do Programa Saúde é Vida


A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informa que está aberto o credenciamento de veículos de comunicação para cobertura do Programa Saúde é Vida, evento que acontecerá nesta terça-feira (31), às 11h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau).

Na ocasião, a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, apresentarão um balanço do programa Saúde é Vida, que está sendo realizado no estado e contempla a construção de 72 hospitais e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Orientações
Para o credenciamento, devem ser informados os seguintes dados: nome do veículo de comunicação, os nomes (com a função e o RG) dos profissionais que integram a equipe de cobertura.
As informações devem ser repassadas para o email assecom@secom.ma.gov.br ou secommaranhao@gmail.com, até 11h desta segunda-feira (30). Outras informações pelos telefones (98) 2108-6313 ou 2108-6315.

sábado, 28 de maio de 2011

Governo prepara temporada junina

Neste São João, a intenção do Governo do Estado é fazer uma festa com muito brilho, sons e cores. A temporada movimentará São Luís de 17 a 29 de junho, com sete atrações por noite por arraial. Serão mais de duas mil apresentações de 543 manifestações. Desse total, serão 86 grupos de bumba-meu-boi do sotaque de orquestra, 48 da Baixada, 47 de matraca, além de 70 tambores de crioula e 64 dança portuguesa, entre outros.

“Queremos que seja uma festança bonita, como só o maranhense sabe fazer. O governo investe nesse patrimônio porque o nosso São João é único, com uma riqueza musical e artística genuínas, que gera também trabalho e renda”, declarou o secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão.

Os grupos folclóricos se apresentarão em diferentes arraiais: Praça Nauro Machado, Canto da Cultura e Casa do Maranhão, na Praia Grande; Ceprama e Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, João Paulo, Liberdade, Vila Embratel e Parque Folclórico da Vila Palmeira.

Os diferenciais ficam por conta da Praia Grande, com shows de artistas maranhenses voltados para o período junino; e o espaço da Casa do Maranhão, que será específico para as danças juninas, incluindo a do boiadeiro, cacuriá e quadrilha.

Confira galeria do Encantos do Maranhão dedicada a cultura do Maranhão
 

Confira os jogos do fim de semana dos JEMs 2011

Fim de semana de muita disputa nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Ao todo, 34 jogos, distribuídos entre as modalidades basquete e vôlei, movimentam a competição no sábado (28) e no domingo (29). 

Grandes partidas são esperadas neste fim de semana no basquete. Quem for ao Ginásio do Uniceuma I vai acompanhar duelos muito equilibrados e muito disputados. 

Em seu site (www.esporteelazer.ma.gov.br), a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) disponibiliza a tabela completa dos jogos, classificação atualizada, resultados, notícias e galerias de fotos dos JEMs 2011.

Confira os jogos 
BASQUETE

Domingo (29) - Ginásio do Uniceuma I
8h - Crescimento X Upaon-Açu (infantil masculino)
9h - Marista X Dom Bosco (infantil masculino)
10h - Reino Infantil X O Bom Pastor (infantil masculino)
11h - Batista X Marista (infanto masculino)
12h - Máster X COC (infanto masculino)
13h - Literato X Cefran (infanto masculino)
14h - O Bom Pastor X Upaon-Açu (infanto masculino)

VÔLEI
Sábado (28) - Ginásio do Colégio Batista
13h - Crescimento X Master (infanto feminino)
13h50 - Literato X Dom Bosco (infanto feminino)
14h40 - Educator X Dom Quixote (infanto feminino)
15h30 - Batista X Êxitus (infanto masculino)
16h20 - Upaon-Açu X Cefran (infanto masculino)
17h10 - O Bom Pastor X Master (infanto masculino)

Domingo (29) - Ginásio do Colégio Batista
8h - Educator X CEI-COC (infantil feminino)
8h50 - Batista X Cefran (infantil feminino)
9h40 - Reino Infantil X Ágape (infantil feminino)
10h30 - O Bom Pastor X Cefran (infantil masculino)
11h20 - Upaon-Açu/Raio de Sol X Literato/Dom Bosco (infanto feminino)
13h - Crescimento/Master X Educator/Dom Quixote (infanto feminino)
13h50 - Batista X Cefran (infanto masculino)
14h40 - Upaon-Açu X Êxitus (infanto masculino)
15h30 - O Bom Pastor X Santa Teresa (infanto masculino)

Maranhão ganhará Indústria de Aços Planos

Mais um empreendimento começa a ser construído no Maranhão. Nesta sexta-feira (27), a governadora Roseana Sarney prestigiou o lançamento da pedra fundamental da construção da Indústria de Aços Planos do estado. O presidente do Grupo Dimensão, Antonio Barbosa de Alencar descerrou a placa ao lado da governadora, do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo e do superintendente estadual do Banco do Nordeste, Francisco José de Moraes Alves.

“O empreendimento é uma prova da força da economia do Maranhão. Vivemos um momento único. Somos a terra das oportunidades”, afirmou Roseana.

O empreendimento de 170 mil m² recebeu incentivos do programa do governo estadual, o Promaranhão. A indústria vai produzir derivados de aço como perfis, chapas, tubos e outros e está orçada em R$ 160 milhões. A previsão é que tenha uma produção de 240 mil toneladas por ano.


Cerca de 300 empregos serão gerados na fase de implantação. Após a conclusão das obras, prevista para dezembro de 2012, serão gerados mais 250 diretos e 750 indiretos. 


Confira a reportagem completa

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Inscrições para pousadas do Centro Social somente até hoje (27)

As inscrições para o sorteio das pousadas do Centro Social e Recreativo do Calhau (temporada de junho) podem ser feitas, somente até esta sexta-feira (27), no Ipem/Calhau, no horário de 13h às 18h. O sorteio será realizado na sexta-feira, logo após o encerramento das inscrições.

Os servidores públicos estaduais interessados em realizar sua inscrição devem comparecer ao Ipem, no Calhau, portando um dos três últimos contracheques e Carteira de Identidade.

Para usufruir de uma das 27 pousadas, o servidor sorteado deve pagar uma taxa de R$ 60,00 no Banco do Brasil, conta do Fundo Estadual e Aposentadoria e Pensão (Fepa), e mais uma taxa opcional de R$ 15,00 para utilizar o botijão de gás de cozinha disponível na pousada.

Todas as 27 pousadas possuem dois quartos, sala, cozinha e área de lazer e são equipadas com cama de casal, duas camas de solteiro, geladeira, fogão e mesa com quatro cadeiras. Cada temporada tem um período de seis dias.

TEMPORADAS
01 a 06/06/2011
08 a 13/06/2011
15 a 20/06/2011
29/06 a 04/07/2011

Governo e sindicato dos professores instalam mesa permanente de negociações

Uma reunião, com presença do vice-governador Washington Luiz Oliveira, dos secretários Olga Simão (Educação), Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional) e da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) marcou a instalação da mesa permanente de negociações, nesta quarta-feira (25), no Palácio Henrique de La Rocque. A iniciativa do Maranhão é de vanguarda no país como modelo de cooperação entre Estado e sociedade civil organizada.

O vice-governador destacou que a mesa é uma nova ferramenta de trabalho para buscar uma relação saudável entre governo e sindicato com a finalidade de valorizar os profissionais de educação, para garantir ensino de qualidade nas escolas da rede estadual.

Durante as reuniões, que acontecerão sempre às quartas-feiras, até o mês de dezembro, serão tratados temas relevantes como a implantação do piso salarial nacional dos professores, o Estatuto do Educador e a reposição das aulas do ano civil letivo de 200 dias.

A secretária Olga Simão, que estava acompanhada de uma equipe de assessores adjuntos da Seduc, ressaltou que a mesa permanente de negociações é um novo modelo implantado de forma pioneira no Maranhão, para aprofundar as relações entre a Seduc e o Sinproesemma. “Este modelo é de responsabilidade de todos. É uma nova forma de negociação para consolidar um pacto com todos os entes federados”, destacou a secretária.

Para o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, a implantação da mesa gerou um clima de expectativa na categoria, principalmente porque serão tratados temas específicos como a implantação do Estatuto do Educador e o piso salarial nacional dos professores.

No encontro, foi estabelecido o calendário de reuniões até dezembro e também as comissões temáticas, para tratar de questões pontuais.

Defensor geral inicia obras de reforma e ampliação de núcleos do interior

O defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, autorizou o início das obras de reforma e adaptação dos prédios onde funcionarão os núcleos regionais da Defensoria Pública do Estado (DPE) nos municípios de Raposa e Itapecuru-Mirim, ambos em processo de implantação. A ordem de serviço e os contratos assinados, nesta quinta-feira (26), contemplam ainda as unidades já existentes de São José de Ribamar e Bacabal, cujas estruturas físicas receberão melhorias.

A assinatura da ordem de serviço aconteceu na Sala de Reuniões da DPE, e contou com a presença da corregedora geral Fabíola Barros, servidores da instituição, e o representante da empresa de engenharia, vencedora do processo licitatório. Conforme o contrato, as obras deverão ser entregues até o mês de agosto.

Segundo o defensor geral, a previsão é que novas ordens de serviço sejam assinadas no próximo mês, garantindo que a reforma das instalações físicas dos outros cinco núcleos regionais em processo de implantação no interior, seja realizada com maior celeridade.      

“A instalação desses núcleos trata-se de um compromisso assumido pela instituição com a sociedade. Portanto, todo o nosso empenho é para que a Defensoria consiga dar essa reposta o mais breve possível”, destacou.     

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Consumidores da montadora Mitsubishi recebem alerta do Procon-Ma

A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) alerta aos consumidores que a montadora Mitsubishi está convocando clientes para a inspeção e possível troca de peças de veículos da montadora. Os consumidores da marca devem ficar atentos ao recall e verificar se estão entre os convocados.

No caso da picape L200Triton, anos e modelos 2007, 2008 e 2009, a empresa anunciou inspeção e/ou substituição do conjunto braço superior da suspensão dianteira. Segundo a montadora, pode acontecer de os parafusos de fixação do pivô da peça perderam o torque (afrouxarem). Além de um ruído metálico, o problema pode provocar, em casos extremos, a perda de dirigibilidade do veículo, com risco de colisão.

Também foram detectados problemas nos veículos Pajero Full anos 2001 a 2004; picape L200 Sport de Chassis seqüenciais de 93HNK7404C300001 a 93XPRK7404C406780; Space Wagon ano 1999 até 2003; e Galant anos e modelos 97/98/99/00, entre outros. Os proprietários dos veículos devem agendar o serviço em uma concessionária da Mitsubshi pelo telefone 0800 702 0404 ou pelo site da montadora (www.mitsubishimotors.com.br).

Hemomar realiza coleta de sangue na Praça Deodoro

O Hemocentro do Maranhão (Hemomar) realiza, nesta quinta-feira (26), coleta de sangue na Praça Deodoro. A unidade móvel estará atendendo das 9h às 17 h. “Queremos aproveitar o grande fluxo de pessoas que passa diariamente pelo local e facilitar o acesso dos doadores”, explica a assistente social do Hemomar, Valna Costa.

As coletas externas visam facilitar a doação de sangue para os candidatos voluntários que residem distante da sede do Hemomar.

“Estamos intensificando as coletas externas para assegurar que nosso estoque esteja abastecido, visando suprir a demanda e possíveis eventualidades”, completa Valna Costa. Para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que os candidatos possam seguir as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além de ser fundamental ter boa saúde, o voluntário deve ter de 18 a 65 anos, pesar no mínimo 50 kg e está portando um documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional, carteira nacional de habilitação ou carteira estudantil).

Recomenda-se comparecer à Unidade Móvel da Hemomar bem alimentado e, no caso de novas doações, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três. Já quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para as mulheres que estão em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Agência do Sine de São Luís não funciona nesta quarta-feira

A Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) informa que, em virtude de ajustes no sistema, a Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de São Luís NÃO FUNCIONARÁ nesta quarta-feira (25). Informa, também, que na quinta-feira (26) de maio, voltará às suas atividades normais. 


Em São Luís, o Sine está localizado na Rua da Paz, nº 316, Centro de São Luís. Outras informações no telefone: 0800 980 300.

Mais Cultura chama selecionados

O projeto Edital Microprojetos Mais Cultura da Amazônia Legal, realizado em parceria com o Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Artes e Secretaria de Estado de Cultura, contemplou 198 projetos no Maranhão, que em sua maioria já recebeu os recursos e iniciaram suas atividades de acordo com os planejamentos de trabalho.

Entretanto, por questões de dados incompletos alguns desses contemplados ainda não receberam os recursos depositados em contas. Para isso devem entrar em contato com José Maurício ou Fabíola, da Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, pelo telefone 21 2279-8029, para esclarecimentos necessários.

Da relação dos selecionados que devem procurar a Funarte estão:

Irakaju Ka’apor, Projeto Terra e Cultura é Vida Kaapor (Zé Doca); José Domingos Martins Rodrigues, Projeto Cultura dos Negros (Central do Maranhão); Lucinete Maria Ferreira Correia, Projeto Acessibilidade Cênica (Bacabal); Luís Ferreira, Projeto Mão no Couro (Morros); Luzenilda de Brito Alencar, Projeto Maculelê Dança da Vida (Bom Jardim); Maria do Socorro dos Santos Vieira, Projeto Filhos da Luta (Nina Rodrigues); ONG Grupo Identidade e o Projeto Jovens Artistas (São Luís); Ronyeli Ribeiro da Silva e o Projeto de Capoeira Escravos Brancos (Bom Lugar); e União dos Moradores do Povoado Pedreiras, Microprojeto Cultural do Bumba-meu-boi “Brilho da Baixada” (Cajapió).  

Outras informações na Superintendência do programa Mais Cultura, na Secretaria de Estado de Cultura, Rua da Estrela (Galeria de Arte Nagy Lajos), na Praia Grande, no horário das 14h às 18h.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Seduc orienta gestores em relação ao Enem 2011

Em reunião com os gestores das Unidades Regionais de Ensino (URE’s), que aconteceu nesta segunda (23) e terça-feira (24), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisora de Avaliação Educacional (Suave), buscou orientá-los quanto aos procedimentos a serem adotados em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

A principal orientação repassada aos gestores é a busca de mecanismos que incentivem os alunos a participarem do Exame. Segundo a supervisora de Avaliação Educacional, Vera Lúcia, “é importante buscar esse caminho do incentivo em um momento decisivo na vida do aluno. A recomendação não cabe apenas para o Enem, mas para toda a construção escolar dos nossos alunos”, comentou.

O Enem é um exame utilizado como critério de seleção de alunos para ingresso em instituições públicas de ensino superior e bolsistas do Prouni, em faculdades privadas. Também poderá ser utilizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, como certificação de conclusão de ensino médio.

A Seduc informou, ainda, que as pessoas maiores de 18 anos, que desejam fazer o Enem para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, que este ano o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), também estará emitindo as certificações. Os alunos no ato da inscrição devem fazer a opção por receberem o documento, em caso de aprovação, pela Seduc ou pelo Ifma.

As inscrições para o Enem estão sendo feitas apenas pela internet, através do site (http://sistemasenem@.inep.gov.br/inscricao), até as 23h e 59min do dia 10 de junho. As provas estão marcadas para acontecerem nos dias 22 e 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 35,00 e deverá ser paga até 13 de junho.

Maio tem sido mês de muita chuva em todo NE

Fortes chuvas tem atingido boa parte do Nordeste. De acordo com o Informativo Climático do Laboratório de Meteorologia da UEMA, a previsão para este mês de maio e para junho e julho é de que caia mais acima da média normal no norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Destacando o Maranhão dentro da distribuição de probabilidades, a previsão é de que nos próximos três meses as chuvas apresentarão 45% de probabilidade acima da média para o Centro-Norte. No sul do Estado a maior probabilidade é de que as chuvas oscilem em torno da média histórica.

Confira outras informações no Portal Maranhão Em Alerta
Fonte: CPTEC/INPE e LabMet/UEMA

Apreendido combustível armazenado de forma ilegal

Após receber informações anônimas do Disque Denúncia (0300 323 5800), o delegado Jalingson Freire, titular do 1º DP, da 2ª Regional de Itapecuru-Mirim, juntamente com sua equipe, cumprindo mandado de busca e apreensão, conseguiu apreender, no Povoado Entroncamento, em Itapecuru Mirim, vários galões de combustível que estavam sendo vendidos de forma ilegal.
O combustível era comercializado na residência de um homem conhecido por Jair. No local, os investigadores apreenderam seis galões de combustíveis (óleo diesel e gasolina), além de diversos galões vazios.

De acordo com o delegado Jalingson, a denúncia dava conta de que o comércio no local ocorria há mais de cinco anos. No momento da ação policial, Jair não foi encontrado na residência.

O delegado informou que já instaurou inquérito policial para apurar a prática criminosa e identificar todos os envolvidos.

Centro de Criatividade realiza mais uma edição do Café Literário

O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOCF) e a Academia Maranhense de Letras, realizam mais uma edição do Café Literário que nasceu do desejo de tornar mais acessíveis os encontros para se apreciar e discutir a boa literatura. Nesta edição de maio, o evento será realizado na terça-feira (24), a partir das 18h30, na Galeria Valdelino Cécio do CCOCf que traz como convidada a historiadora Andréa Daher, Doutora em história pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, França (1994).

Na oportunidade Andréa Daher fará o lançamento de livro “Papéis da Conquista do Maranhão, 1612/1624”, além de vincular e direcionar o debate a outra obra de sua autoria, dedicada as pesquisas no Maranhão, intitulado “Brasil Frances - Singularidades da França Equinocial”.

O Café Literário, o terceiro dos oitos programados para este ano, contará ainda com a presença de representantes dos Departamentos de Letras das universidades ludovicenses. “O Café sempre se propõe a discutir literatura não tão somente com aquele ar de conferência, como vemos de costume. Mas em um ambiente de interação, proporcionado um ar descontraído e festivo, deixando o palestrante e os expectadores ministrados bem mais a vontade”, afirmou a diretora do Centro.

O Café Literário que sempre conta com a aflorada aceitabilidade do público continua na grande expectativa de expandir os escritores maranhenses e suas respectivas obras, além de atrair não tão somente ao público intelectual como acadêmico e professores, mas também, a todos os amantes ou não, da literatura maranhense e brasileira.

domingo, 22 de maio de 2011

Governadora e secretário de Saúde apresentam balanço do Saúde é Vida

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, apresentam, nesta terça-feira (24), às 15h, em reunião no Palácio dos Leões, um balanço do Programa Saúde é Vida. Com investimentos prioritários do Governo Estadual, o programa está construindo 72 novas unidades hospitalares e ampliando a rede de urgência e emergência, possibilitando a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão com um novo modelo no setor.

O Programa mudará a realidade da assistência em saúde no estado, dentro de um processo de fortalecimento do SUS que inclui a estruturação da atenção primária nos municípios e a divisão do estado em regiões de saúde, para descentralizar e facilitar o acesso da população aos serviços médicos e hospitalares. Para tanto, estão sendo construídas 72 unidades hospitalares, sendo 64 de 20 leitos e oito de 50 leitos. Uma dessas unidades já está em pleno funcionamento no município de Lago dos Rodrigues.  

Constam também na lista do programa investimentos na ampliação da rede de urgência e emergência. No Maranhão, serão 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) construídas e equipadas com recursos do Ministério da Saúde e do Estado, entre as quais a do Itaqui-Bacanga, que já foi inaugurada. O Centro de Saúde do Vinhais e o PAM Cidade Operária também funcionarão como UPAs, depois da reforma e ampliação destas duas unidades.

Como parte do audacioso plano de obras da Secretaria da Saúde, também está sendo reformado o antigo PAM Diamante, que vai ser transformado em Centro de Diagnóstico de Alta Complexidade; o Hospital Riod, que passará a funcionar como Centro de Especialidades Médicas; e o Hospital Carlos Macieira, que será referência em procedimentos de alta complexidade.

Durante o encontro de terça-feira (24), com presença de autoridades no Palácio dos Leões, serão distribuídos exemplares da revista produzida pelo governo estadual com todas as obras e realizações do Programa Saúde é Vida.

A ação despertou o entusiasmo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante encontro com a governadora Roseana e o secretário Ricardo Murad, no mês de marco, em Brasília. “Estou impressionado. Trata-se de um grande projeto coordenado pelo Governo do Maranhão”, ressaltou Padilha na época.

Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte será comemorado na Deodoro

Com o objetivo de mobilizar a sociedade e o poder público para refletirem  sobre a importância do pagamento dos tributos, as Secretarias de Estado da Fazenda e da Educação, a Controladoria-Geral da União, Receita Federal e demais parceiros do Programa de Educação Fiscal irão realizar evento para marcar o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, nesta quarta-feira (25), das 14h às 19h, na Praça Deodoro (em frente ao Banco do Brasil).

Para o dia estão programadas atividades artístico-culturais, como teatro, música e mímica com artistas locais, exibição de vídeos, distribuição de folders e apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal, além de debate no Auditório da Receita Federal do Brasil. O Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte foi instituído por meio da Lei Federal  12.325/2010.

Segundo Fernando Resende, auditor da Sefaz e membro da Coordenação do Programa de Educação Fiscal no Maranhão, “todos os brasileiros são  contribuintes e, como cidadãos,  tem suas queixas quanto à distribuição da carga de impostos, taxas e contribuições que o Estado Brasileiro impõe sobre os cidadãos, em contraste com a má qualidade dos serviços públicos ofertados”.

Para Resende, o cidadão aprendeu, na prática, a importância dos tributos para manter os serviços públicos, a construção da infraestrutura nacional e o combate às desigualdades sociais e regionais da Federação.

“Por outro lado, o cidadão-contribuinte reconhece que o fisco se modernizou, facilitou o cumprimento das obrigações, reduzindo o desconforto na declaração e no pagamento dos tributos, mas as leis tributárias brasileiras ainda são muito complexas para se interpretar e cumprir”, ressalta Fernando.

sábado, 21 de maio de 2011

VI Semana de Teatro tem vasta programação neste sábado (21)

A VI Semana de Teatro no Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura/Teatro Arthur Azevedo, com apoio do SESC e Caixa Econômica Federal, prossegue neste sábado (21) com debates, performances, oficinas e espetáculos em São Luís.

A programação terá início às 9h, no Largo do Carmo, com a apresentação de B-T-G-P-T-1-4-0-5-9-CÂMBIO, com o grupo Teatro de Operações, do Rio de Janeiro. Já à tarde, na Praça Nauro Machado, Centro Histórico, às 14h o público verá “Pequeno Show” - Caixas de Diversidades, com o grupo Anjos da Noite, de Florianópolis (SC).

Na Galeria Ecimuseum às 18h, acontecem as performances Corpo Descartável / Sempre Fica Um Cheiro/ O Medo /Num Rabo de Foguete/ Mar de Luto, com atores de São Luís e Alcântara. No Teatro Alcione Nazaré, também no mesmo horário, será exibido o espetáculo Eles e Nós, com o grupo Cia Codificações, de São Luis. Às 21h, o palco do Arthur Azevedo apresenta Pai e Filho, com a Pequena Cia de Teatro.

Em programações paralelas, no Centro de Artes Cênicas do Maranhão – Cacem (Rua de Santo Antonio, 161 Centro), será realizada mesa de debate às 16h sobre o tema “A Semana do Teatro no Maranhão”, e sub-tema “Fomento Cultural X Formação de Platéia: O Sustento do Teatro Maranhense”. Participam dos debates, que terão Josué da Luz como mediador, Nerine Lobão Coelho, Leury Monteiro e Valberlúcio Pereira.

No Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 17h, serão realizadas oficinas de Dramaturgia de Estados Corpóreos (Sala de Dança), de Iniciação às Artes Mágicas (Salão Versátil), e de Composição e Animação de Personagens com material reciclado (Adereçaria).

Sinopses dos espetáculos

“PAI E FILHO” - Pequena Companhia de Teatro – MA  21/05  21h – Teatro Arthur Azevedo
A encenação de Pai e Filho se utiliza de uma linguagem crua e visceral para discutir a relação entre poder e submissão, originada na estrutura familiar e disseminada na estrutura sócio-cultural contemporânea. Na peça, um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas o discurso não consegue quebrar a hierarquia familiar, desaparecendo qualquer possibilidade de que um diálogo aberto se estabeleça. 

ELES E NÓS – Cia. Codificações SL/ MA 21/05 - 18h Teatro Alcione Nazareth.
O espetáculo ‘’ Eles e Nós’’ é uma poética combinação de dança, música, teatro, poemas e poesias que tratam da relação do homem consigo mesmo, com outro e com o universo que o cerca. Com textos de Shakespeare, Fernando Pessoa, Florbella Espanca, Cecília Meireles entre outros. O trabalho refere-se a um trocadilho poético relacionado a Eles, tais escritores que souberam como ninguém com muita beleza e poesia virar os ser humano do avesso e Nós, homens passíveis de tantas emoções, disponíveis a sofrimentos e capazes de tirar deles a grandeza de existir. 

B-T-G-P-T-1-4-0-5-9- CÂMBIO – Teatro de Operações/ RJ 21/ 05 - 17h  Praça Nauro  Machado.
O espetáculo é uma investigação cênica para rua baseada na natureza técnico-cientifico-informacional, proposta pelo geólogo Milton Santos. Se a espécie humana está substituindo o meio natural por um meio artificial, no qual todo ambiente é racionalizado e cada objeto é pensado e criado com uma função específica.

“PEQUENO SHOW” CAIXA DE DIVERSIDADE – ANJOS DA NOITE (SC) - 21/05 – 14h - Praça Nauro Machado
Pequeno Show é um espetáculo de miniaturas apresentado em teatros de pequeno porte. Nesta pesquisa o pequeno show é apresentado sob a ótica da temática “diversidade”. O espetáculo Pequeno Show também mistura os artistas locais para compor sua proposta. Os artistas locais participaram do workshop gratuito de manipulação e sensibilização ao Teatrode Miniaturas. A estréia destes artistas com a miniatura é na praça com o “Pequeno Show”.

NUM RABO DE FOGUETE – Grupo Tapuias - 21/05 19h Ecimuseum
As amigas Risadinha, Lilica RIpilica, Unfá, Docinho de Leite e Pipoca descontentes com a situação de vida na sua outrora feliz Alcântara, decidem fazer uma atribulada travessia para a cidade grande. Durante a viagem de barco, entram num rabo de foguete.
Ficha Técnica - Elenco: Érika Kione Alves Figueiredo;Flaudinéa Sousa Brito, Heliete C. Lemos, Josenice Martins, Luciane do Espírito Santo; Produção: coletiva; Roteiro: Coletivo; Figurino e Maquiagem: o grupo; Concepção: Coletivo.

MAR DE LUTO –Thais Brito SL - 21/ 05 – 20h - Ecimuseum
É uma performance idealizada a partir de fragmentos extraídos do texto “ A casa de Bernarda Alba – Garcia Lorca”, utilizando a linguagem simbolista e técnicas corporais Grotowiskiana.
A montagem é resultado de um trabalho acadêmico da disciplina Prática de Encenação – UFMA.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Confira os destaques da semana sobre as ações do Governo

Sebrae e Sagrima estudam parcerias para estimular o setor pesqueiro e aquicola

Uma reunião marcou o início de uma parceria que deve ser fortalecida nos próximos meses entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). 

O superintendente de Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Pereira, discutiu possíveis parcerias para desenvolvimento do setor com o gerente da Unidade São Luís do Sebrae, Francisco Gilson Menezes, o coordenador de Agronegócios, Mauro Borralho, a gestora da APL (Arranjo Produtivo Local) de Pesca Artesanal, Kátia Mendes, e a técnica de agronegócios, Tereza Araújo. O encontro aconteceu na sede do Sebrae-MA.

“Estamos conhecendo as ações de cada órgão e verificando objetivos comuns para atuarmos em parceria. A idéia é estabelecer projetos que possam ser incluídos nos PPA’s (Planos Plurianuais) das duas instituições”, explicou o gerente da Unidade São Luís do Sebrae.

A iniciativa partiu da Sagrima. “Estávamos, desde o início da atual gestão, buscando levantar as demandas de cada setor produtivo. Agora é hora de planejar as ações e buscar parceiros. No caso da pesca e aqüicultura, vamos levantar recursos para infraestrutura, mas precisamos de uma base para capacitar os pescadores e aquicultores. Por isso, a parceria com o Sebrae é fundamental”, assinalou José de Ribamar Pereira.

Foi acordada, durante a reunião, a formação de uma comitiva dos dois órgãos para visita técnica à Feira Nacional do Camarão (Fenacam), o maior evento mundial de aqüicultura, programado para o período de 6 a 10 de junho, em Natal (RN). “Vamos conhecer experiências positivas desenvolvidas em parceria com o Sebrae local e tentar aplicá-las aqui também”, adiantou o coordenador de agronegócio do Sebrae-MA.

APL

Desde 2009, o Sebrae vem desenvolvendo ações na APL da Pesca Artesanal, abrangendo os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. As ações envolvem tecnologia, gestão, acesso ao crédito, mercado e meio ambiente.

Governadora Roseana destaca licitação para duplicação da BR-135

A governadora Roseana Sarney reafirmou, nesta quinta-feira (19), a importância da duplicação da BR-135, cujo edital de abertura do processo de licitação para obras foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18). Ela ressaltou que o anúncio confirma os benefícios assegurados para o Estado durante sua visita a Brasília, no fim de março, quando se reuniu com 12 ministros, entre eles o do Transportes, Alfredo Nascimento.

“Essa era uma decisão já esperada. Estive com o ministro em março e ele já havia garantido a autorização para a duplicação da rodovia”, declarou a governadora, ressaltando ainda a necessidade da execução do serviço. “A duplicação é primordial para alavancar o processo de crescimento do estado com a chegada de novos investimentos e o incremento na economia, garantindo transporte para o escoamento da produção, além de maior segurança no trânsito para o maranhense”, assinalou.

A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com a publicação, o órgão reabre o prazo de licitação, que ocorrerá no dia 21 de junho próximo.

A previsão para o início do trabalho na rodovia é o fim do mês de agosto. O serviço contemplará as obras de duplicação, implantação de vias laterais, reforço, alargamento, contornos e a construção de artes especiais da BR-135.

A licitação para a obra de duplicação da BR-135 foi dividida em três blocos. Além do trecho entre São Luís e Bacabeira (total de 26,5 km - do Km 25, em Estiva, ao Km 51, em Bacabeira), também será duplicada a rodovia entre Bacabeira/Entroncamento e Entroncamento/Miranda do Norte. A obra está orçada em aproximadamente R$ 250 milhões.

A publicação do edital 515/2010 deveria ter ocorrido no mês passado, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) embargou algumas obras no Brasil, entre elas a BR-135, para auditar pontos do projeto, como o volume do aterro, valor da brita e preço da obra, que precisava se adequar ao Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro). Com a comprovação da adequação de todos os aspectos, o DNIT publicou o documento.

Goleira marca e garante vitória do Marista sobre o Batista no futsal

Marista e Batista fizeram uma partida sensacional pela categoria infanto do futsal feminino na noite desta quinta-feira (19), no Ginásio Castelinho. Um jogo bastante animado e com muitas chances de gol. No entanto, a bola estufou as redes somente uma vez. Melhor para as meninas do Marista, que venceram a partida por 1 a 0, gol marcado pela goleira Bia Nogueira.
Com a vitória sobre o Batista, as meninas do Marista (21), podem avançar à Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses se vencerem a próxima partida, contra o Imperial.

No duelo desta quinta-feira, Marista e Batista procuraram o gol desde o início. Comandadas pela pivô Laís Fernanda, o Batista começou o jogo pressionando. Com boas jogadas individuais, ela criava várias chances para abrir o marcador. No entanto, a bola esbarrava na goleira Bia Nogueira, do Marista.

Com uma atuação perfeita, a arqueira do Marista fechou o gol.E, além de defender, Bia também criava as melhores chances ofensivas de sua equipe. Porém, o placar seguia na igualdade: 0 a 0.

Bem em quadra, o Batista mudou a estratégia. Tentou utilizar contra-ataques para abrir o placar. E a tática poderia ter dado certo se do outro lado não estivesse a goleira Bia em noite inspirada. Somente no primeiro tempo, a atleta do Marista fez pelo menos seis defesas difíceis. Apesar do zero a zero na etapa inicial, a partida merecia gols.

Confira a reportagem completa no site da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) (www.esporteelazer.ma.gov.br). No site você ainda encontra a tabela completa dos jogos, resultados, notícias e galerias de fotos do JEMs 2011.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Defensoria comemora 10 anos de atividades no Maranhão

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) com o apoio de diversas instituições, entidades e órgãos públicos comemoraram, nesta quinta-feira (19), o Dia Nacional da Defensoria Pública e os 10 anos da instituição no estado. A programação contou com a presença de defensores, servidores, público assistidos pela instituição e comunidade.  

Na ocasião, também, foi lançada a campanha "Crianças e Adolescentes - Primeiro!”, promovida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos, com distribuição para o público de cartilha educativa.  

Promovido pela DPE/MA e pela Adpema, a mobilização aconteceu em uma praça da Praia Grande (Centro Histórico) com apresentação de peça teatral do projeto Aprender Brincando, por alunas da Faculdade do Maranhão (Facam). Houve, também, shows de hip hop com adolescentes do Centro de Juventude Esperança (CJE) - órgão da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac-MA), além de atividade circence com crianças da Casa da Acolhida Marista e exposição de artesanato dos Centros Canaã e Florescer.

O defensor geral informou que as atividades da campanha deflagrada hoje, e que acontecem durante todo o ano, são mais uma oportunidade para que a população conheça o papel da Defensoria e o trabalho dos defensores públicos. “Em uma década, a instituição tem se mostrado presente na vida do cidadão numa interface direta com a sociedade, pautando sua atuação a partir das demandas por ela apresentada de forma a contemplar da criança ao idoso”, destacou Aldy Mello Filho.

Confira a reportagem completa

Governadora entrega Licença de Instalação para Refinaria Premium I

Mais uma etapa para a instalação da maior obra de refino da América Latina foi confirmada. Na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney entregou ao gerente geral de Implantação da Refinaria Premium I, Fernando Martinez, a Licença de Instalação (LI) do empreendimento da Petrobras.  

A Licença de Instalação é mais um compromisso legal que o Governo do Estado cumpre para que a refinaria seja um projeto estruturante, de atração de investimentos, e também que seja sustentável. 
O gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Refinaria, Wilson Vieira; o gerente de Relacionamento Externo da Refinaria I, Rogério Ferreira; os secretários de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes; de Minas e Energia, Ricardo Guterres; secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bernard Bringel e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo acompanharam a entrega da licença. 

O empreendimento se encontra na fase de obras de terraplanagem, que deve perdurar até o fim de 2012/ início de 2013, cuja intensidade deve ser retomada a partir de julho com a diminuição do período chuvoso no estado. 

“A partir de julho, os trabalhos vão se intensificar nas obras de terraplanagem. A partir daí começa a obra de construção civil, montagem eletromecânica e início de operação da Refinaria, prevista para final de 2014. Na primeira fase da Refinaria serão produzidos 300 mil barris por dia, já na segunda fase, no fim de 2016, serão produzidos 600 mil”, explicou Fernando Martinez.

A instalação da Refinaria, orçada em R$ 40 bilhões em investimentos, irá gerar cerca de 132 mil empregos diretos e indiretos.  A Premium I é um dos grandes projetos que estão sendo implantados no estado, terá capacidade para processar 600 mil barris/dia de petróleo, tendo como os produtos finais o gás de cozinha ( GLP), Nafta, Bunker, Coque, Querosene de Aviação (QAV) e Diesel.  

Sobre o impacto ambiental da construção da Refinaria, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Victor Mendes informa que os impactos foram estudados. “Todos os critérios legais da obra foram atentados e todos os colaboradores da SEMA  estão fazendo a análise criteriosa para não atrapalhar o andamento das obras”. 

SES intensifica campanha de vacinação contra influenza‏

A Secretaria de Estado de Saúde está intensificando a campanha de vacinação contra a Influenza, que foi prorrogada até o dia 27 deste mês nos municípios que não conseguiram atingir a meta. No Maranhão, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou a prorrogação, semana passada.

A decisão foi tomada em cumprimento a determinação do Ministério da Saúde, a partir da avaliação do não cumprimento da meta em cada grupo de risco, até o dia 13 de maio. “Devemos nos empenhar para identificar os fatores  que contribuíram para o não alcance da meta da campanha no prazo estabelecido, buscando os não vacinados com estratégias diferenciadas para cada grupo”, ressaltou a presidente do Conselho Municipal de Secretários de Saúde, Iolete Arruda.

A meta mínima estabelecida para a Campanha de Vacinação contra a Gripe é de 80% para o público-alvo: idosos a partir de 60 anos de idade, trabalhadores das unidades de saúde, crianças da faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes e povos indígenas aldeados. No período da campanha, a vacina não deverá ser disponibilizada para outros grupos que não foram incluídos na população alvo.

Grupo de Elite do CBMMA ministra treinamento para militares do 24º BC

Os bombeiros que integram o Sub-grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (Águias) ministram, durante toda a manhã desta quinta-feira (19), o curso de Técnica de Descida (Rapel), tendo como público alvo, 35 militares do 24º Batalhão de Caçadores.

O treinamento que acontece na Avenida Daniel de La Touche, próximo ao Elevado da Cohab, na área desativada da antiga Telemar, conta com a participação de dois oficiais e 33 praças, que fazem parte do pelotão de Operações Especiais do 24º BC.

Os mesmos, segundo o Comando do 24º BC, participam do treinamento, visando, além de adquirir conhecimentos em técnicas verticais, a preparação para que os militares possam participar de cursos externos, há exemplo dos promovidos pelo Grupo Tático Aéreo(PF/PC/PM e CB) e Águias(CB). O curso de treinamento dos oficiais teve início na segunda-feira (16).

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inscrições para o curso “Aluno Integrado 2011” somente até o dia 20 de maio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Tecnologias Educacionais (STE), informa que estão abertas as inscrições para o curso “Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital”, destinado a estudantes do ensino médio, devidamente matriculados em escolas da rede pública.

O objetivo do curso é formar alunos da rede pública de ensino para atuarem como monitores nos laboratórios de informática e no auxílio às rotinas educacionais e pedagógicas realizadas pelos professores, além de potencializar a inserção do estudante no mercado de trabalho.

O curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, com carga horária de 180 horas, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do ambiente virtual e-Proinfo do Ministério da Educação. Estão sendo oferecidas para todo o Brasil 10 mil vagas.

As pré-inscrições podem ser realizadas até o dia 20 deste mês no endereço eletrônico: http://www.labtime.ufg.br/labtime/ai/index. Para obter mais informações os estudantes podem procurar a STE, na Rua Virgílio Domingues, 741, São Francisco (São Luís), ou pelos telefones: (98) 3218-2375/2378 e e-mails: ste.seduc@gmail.com e akemiwada@gmail.com.

Chega ao fim a greve dos professores da rede estadual

Depois de 77 dias de paralisação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) suspendeu, nesta terça-feira (17), a greve dos professores da rede estadual de ensino. A decisão do Sindicado foi tomada depois que o governo encaminhou uma nova proposta à categoria no último dia 12.

A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, informou que o Governo do Estado vai trabalhar os pontos acordados e, principalmente, o planejamento do calendário letivo para minimizar os prejuízos causados pela paralisação para que o ano possa ser encerrado dentro prazo estabelecido pela secretaria, no dia 23 de dezembro.

“A partir desta quarta-feira (19), já estaremos nas escolas, reunindo com os gestores para trabalhar o calendário letivo e planejar a reposição de todas as aulas não ministradas”, afirmou a secretária.  

Mesmo antes da oficialização do fim do movimento pelo sindicato, nesta segunda-feira (16), professores da rede estadual de ensino da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz voltaram às salas de aula. As regionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Pinheiro, Timon, Zé Doca, Barra do Corda, São João dos Patos, Presidente Dutra, Chapadinha, Pedreiras, Codó, Caxias e Itepecuru-Mirim também estavam  funcionando normalmente.

A proposta encaminhada pelo governo ao Sinproesemma foi resultado do que ficou pactuado em reuniões de negociação entre o Governo do Estado e a diretoria do Sindicato. A mesa de negociação foi comandada pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira, e secretários Olga Simão (Educação) e Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional).

Seme avalia de forma positiva anúncio de produção de gás na Bacia do Parnaíba em 2013

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, recebeu com otimismo o anúncio das empresas OGX e MPX de que o Maranhão começará a produzir gás natural extraído da Bacia do Parnaíba (terrestre) em 2013, com estimativa de 5,7 milhões de m3/dia, o que corresponde a 1,1 Tcf de gás. O gás sairá dos campos Gavião Azul (município de Capinzal do Norte) e Fazenda São José (Santo Antônio dos Lopes), descobertos no Bloco PN-68.

Ricardo Guterres falou sobre o assunto depois de reunião com técnicos da Seme que avaliaram os desdobramentos do anúncio. “Essa é, sem dúvida, uma grande notícia para o Maranhão, que vem confirmar o potencial mineral e energético do estado, especialmente na Bacia do Parnaíba, onde a OGX obteve sucesso na sua campanha de exploração”, comentou o secretário, ao ressaltar o trabalho realizado pelo governo Roseana Sarney na atração de investimentos em petróleo e gás e em outros setores da economia.

“Como planejou a governadora Roseana Sarney dentro de sua estratégia de governo, quanto mais investimentos instalados de acordo com políticas de sustentabilidade, mais empregos e mais oportunidade de negócios serão geradas para os maranhenses”, afirmou.

Ricardo Guterres observou que a perspectiva para o Maranhão na área de petróleo e gás é de mais investimentos a partir do sucesso da campanha da OGX e também da 11ª Rodada de Licitações da ANP, que será realizada este ano com a oferta de 54 blocos na própria Bacia do Parnaíba, como também nas bacias marítimas de Barreirinhas Pará-Maranhão.