domingo, 22 de maio de 2011

Governadora e secretário de Saúde apresentam balanço do Saúde é Vida

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, apresentam, nesta terça-feira (24), às 15h, em reunião no Palácio dos Leões, um balanço do Programa Saúde é Vida. Com investimentos prioritários do Governo Estadual, o programa está construindo 72 novas unidades hospitalares e ampliando a rede de urgência e emergência, possibilitando a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão com um novo modelo no setor.

O Programa mudará a realidade da assistência em saúde no estado, dentro de um processo de fortalecimento do SUS que inclui a estruturação da atenção primária nos municípios e a divisão do estado em regiões de saúde, para descentralizar e facilitar o acesso da população aos serviços médicos e hospitalares. Para tanto, estão sendo construídas 72 unidades hospitalares, sendo 64 de 20 leitos e oito de 50 leitos. Uma dessas unidades já está em pleno funcionamento no município de Lago dos Rodrigues.  

Constam também na lista do programa investimentos na ampliação da rede de urgência e emergência. No Maranhão, serão 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) construídas e equipadas com recursos do Ministério da Saúde e do Estado, entre as quais a do Itaqui-Bacanga, que já foi inaugurada. O Centro de Saúde do Vinhais e o PAM Cidade Operária também funcionarão como UPAs, depois da reforma e ampliação destas duas unidades.

Como parte do audacioso plano de obras da Secretaria da Saúde, também está sendo reformado o antigo PAM Diamante, que vai ser transformado em Centro de Diagnóstico de Alta Complexidade; o Hospital Riod, que passará a funcionar como Centro de Especialidades Médicas; e o Hospital Carlos Macieira, que será referência em procedimentos de alta complexidade.

Durante o encontro de terça-feira (24), com presença de autoridades no Palácio dos Leões, serão distribuídos exemplares da revista produzida pelo governo estadual com todas as obras e realizações do Programa Saúde é Vida.

A ação despertou o entusiasmo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante encontro com a governadora Roseana e o secretário Ricardo Murad, no mês de marco, em Brasília. “Estou impressionado. Trata-se de um grande projeto coordenado pelo Governo do Maranhão”, ressaltou Padilha na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário