quinta-feira, 19 de maio de 2011

Governadora entrega Licença de Instalação para Refinaria Premium I

Mais uma etapa para a instalação da maior obra de refino da América Latina foi confirmada. Na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney entregou ao gerente geral de Implantação da Refinaria Premium I, Fernando Martinez, a Licença de Instalação (LI) do empreendimento da Petrobras.  

A Licença de Instalação é mais um compromisso legal que o Governo do Estado cumpre para que a refinaria seja um projeto estruturante, de atração de investimentos, e também que seja sustentável. 
O gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Refinaria, Wilson Vieira; o gerente de Relacionamento Externo da Refinaria I, Rogério Ferreira; os secretários de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes; de Minas e Energia, Ricardo Guterres; secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bernard Bringel e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo acompanharam a entrega da licença. 

O empreendimento se encontra na fase de obras de terraplanagem, que deve perdurar até o fim de 2012/ início de 2013, cuja intensidade deve ser retomada a partir de julho com a diminuição do período chuvoso no estado. 

“A partir de julho, os trabalhos vão se intensificar nas obras de terraplanagem. A partir daí começa a obra de construção civil, montagem eletromecânica e início de operação da Refinaria, prevista para final de 2014. Na primeira fase da Refinaria serão produzidos 300 mil barris por dia, já na segunda fase, no fim de 2016, serão produzidos 600 mil”, explicou Fernando Martinez.

A instalação da Refinaria, orçada em R$ 40 bilhões em investimentos, irá gerar cerca de 132 mil empregos diretos e indiretos.  A Premium I é um dos grandes projetos que estão sendo implantados no estado, terá capacidade para processar 600 mil barris/dia de petróleo, tendo como os produtos finais o gás de cozinha ( GLP), Nafta, Bunker, Coque, Querosene de Aviação (QAV) e Diesel.  

Sobre o impacto ambiental da construção da Refinaria, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Victor Mendes informa que os impactos foram estudados. “Todos os critérios legais da obra foram atentados e todos os colaboradores da SEMA  estão fazendo a análise criteriosa para não atrapalhar o andamento das obras”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário