quinta-feira, 26 de maio de 2011

Hemomar realiza coleta de sangue na Praça Deodoro

O Hemocentro do Maranhão (Hemomar) realiza, nesta quinta-feira (26), coleta de sangue na Praça Deodoro. A unidade móvel estará atendendo das 9h às 17 h. “Queremos aproveitar o grande fluxo de pessoas que passa diariamente pelo local e facilitar o acesso dos doadores”, explica a assistente social do Hemomar, Valna Costa.

As coletas externas visam facilitar a doação de sangue para os candidatos voluntários que residem distante da sede do Hemomar.

“Estamos intensificando as coletas externas para assegurar que nosso estoque esteja abastecido, visando suprir a demanda e possíveis eventualidades”, completa Valna Costa. Para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que os candidatos possam seguir as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além de ser fundamental ter boa saúde, o voluntário deve ter de 18 a 65 anos, pesar no mínimo 50 kg e está portando um documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional, carteira nacional de habilitação ou carteira estudantil).

Recomenda-se comparecer à Unidade Móvel da Hemomar bem alimentado e, no caso de novas doações, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três. Já quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para as mulheres que estão em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário