quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desabrigados recebem donativos no interior do estado

A filial, no Maranhão, da Cruz Vermelha realizou no último fim de semana, 29 e 30 de abril, uma ação direcionada aos desabrigados e desalojados, dos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale.

Com o objetivo inicial de alcançar 1 mil famílias cadastradas junto à Defesa Civil do município de Trizidela e Pedreiras, a ação foi mais longe e conseguiu estender os atendimentos médicos também a população dos municípios visitados. Durante os dois dias foram distribuídas 46 toneladas de alimentos arrecadados em ações realizadas em São Luís e doadas pela Cruz Vermelha do Mato Grosso.

Nos municípios, famílias cadastradas pela Defesa Civil receberam além dos alimentos, água potável, medicamentos, roupas e assistência médica e de enfermagem realizadas por profissionais voluntários da Cruz Vermelha. " Trouxemos para esses locais além de médicos e enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros técnicos da equipe multiprofissional da filial da Cruz Vermelha no Maranhão, tanto da capital quanto do município de Pedreiras", explica o Secretário Geral da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Maranhão, Mário Gomes.

A ação que contou com apoio da FAESF – Faculdades de Educação São Francisco e também da Unidade do Exercito Brasileiro do município de Pedreiras, Tiro de Guerra. Além das doações, a Cruz Vermelha realizou a capacitação de 30 pessoas para agirem como voluntárias na área e em virtude do curto tempo de permanência da CVB – Filial no Maranhão naqueles municípios, foram entregues à Defesa Civil, kits de limpeza, água potável e roupas, que serão entregues posteriormente às famílias em condições de riscos.

Ao final das ações, aqueles municípios formularam convite à Cruz Vermelha para participar de debates/reuniões de alinhamento, com início previsto para Julho deste ano, afim de auxiliar na elaboração de um "Plano de Contingência" para os municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale, de forma que ações humanitárias para os desabrigados e desalojados venham acontecer de forma planejada e com antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário