terça-feira, 3 de maio de 2011

Uema realiza prova do Prolibras


A primeira etapa da 5ª edição do Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Uso, Ensino, Tradução e Interpretação de Libras (Prolibras) foi realizada, neste domingo (1º), no prédio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O Exame do Prolibras, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), é dividido em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório, os 143 candidatos inscritos, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial (Niesp) da Uema, responderam a 20 questões objetivas.

Segundo o professor Lúcio Silvério, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e um dos coordenadores do Exame, e os candidatos aprovados deverão comparecer, nesta terça-feira (3), às 14h, no mesmo local em que fizeram a prova objetiva, para executarem a segunda etapa.

A segunda etapa corresponde à prova prática de tradução e interpretação de Libras-Língua Portuguesa-Libras, com temáticas relacionadas à educação, com duração de 10 minutos. Após essa etapa, os classificados que devem ser avaliados com notas superior a 5, serão devidamente certificados pela UFSC.

De acordo com a professora Marilda Rosa, coordenadora do Prolibras pela Uema, no Maranhão já existe em torno de 200 profissionais certificados nessa área. E, nessa prova, segundo ela, cerca de 70 candidatos serão aprovados, o que somará um total de 270 docentes aptos para atuarem o mercado de trabalho.

O aluno do Curso de Ciências da Computação da Ufma, Antonio Hercles, que é surdo, disse que o teste não foi fácil, “mas estou confiante de minha aprovação”, assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário