terça-feira, 17 de maio de 2011

Governo promove aula inaugural de cursos profissionalizantes

Dois mil jovens maranhenses ganharam a oportunidade de qualificação profissional por meio dos cursos de Elétrica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Eletrônica e Segurança no Trabalho, oferecidos nos 10 Centros de Educação Tecnológica (Cetecmas) na capital e interior. A ação faz parte do Programa Maranhão Profissional lançado pela governadora Roseana Sarney na última quarta-feira (11). 

A aula inaugural dos cursos aconteceu na manhã desta terça-feira (17) e foi transmitida, simultaneamente, aos polos dos Cetecmas localizados em São Luís, Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Açailândia, Brejo, Pinheiro, Barra do Corda, Codó e Pedreiras. Na capital, os cursos serão ministrados nos polos do Estaleiro Escola do Sítio do Tamancão (Área Itaqui-Bacanga) e no Cetecma Praia Grande (Rua Portugal).

O secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, presidiu a primeira aula dos cursos que contou ainda com as presenças dos secretários de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, presente no polo Estaleiro Escola; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, no centro de Imperatriz e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bernardo Bringel, no polo de Santa Inês. 

Segundo Luís Fernando Silva, o Maranhão vive um momento de euforia, em que empreendimentos chegam ao estado para melhorar os indicadores econômicos e sociais do estado. “A educação profissional se constitui em instrumento poderoso de socializar os investimentos que chegam ao Maranhão. Hoje começa mais uma etapa importante do programa, que já tem mais de 20 mil alunos capacitados. O governo está preparando a juventude para ser beneficiária dos investimentos que chegam ao estado”, afirmou.

Márcio Ferreira, de 19 anos, é um dos beneficiados no Maranhão Profissional. Ele fará o curso de Elétrica e acredita que a participação no programa será decisiva para ingressar no mercado de trabalho. “O programa é muito importante por levar oportunidades aos jovens de se qualificar e inserir no mercado de trabalho. Os cursos vieram em boa hora”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário