terça-feira, 31 de maio de 2011

SES realiza bandeiraço em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco

Um bandeiraço, a partir das 8h30 desta terça-feira (31), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa), marcará as comemorações pelo Dia Mundial Sem Tabaco.

O bandeiraço, que traz a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco como tema, será realizado em frente à sede da SES (Avenida Carlos Cunha, em São Luís), com distribuição de material educativo e brindes para os condutores de veículos que passarem pelo local.

O objetivo é destacar os riscos à saúde associados ao tabagismo e fomentar políticas eficazes para a redução do consumo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a segunda maior causa de mortes no mundo, após a hipertensão, e atualmente mata um em cada 10 adultos.

Para o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, a data faz parte de uma política mundial de controle do tabaco. “A lembrança do Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, além de fomentar políticas públicas de controle, visa sensibilizar a população para os males do fumo e para a Lei Estadual nº 9.010/2009, que regulamenta o controle e a fiscalização do tabaco em todo o Maranhão”, disse Arnaldo Muniz.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 com o objetivo de chamar a atenção da humanidade para a epidemia do tabaco e seus efeitos letais. O tabagismo é a maior causa de morte prevenível enfrentada pela comunidade médica.

Estatística

Segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca/IBGE) existem 1,25 bilhão de fumantes no mundo consumindo cerca de 6 trilhões de cigarros por ano. No Brasil, são 24,6 milhões de fumantes acima dos 15 anos de idade, ou seja, 17,2% da população nessa faixa etária. Deste grupo, 14,8 milhões são homens, contra 9,8 milhões de mulheres e 70% adquirem o hábito de fumar entre os 14 e 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário