sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sebrae e Sagrima estudam parcerias para estimular o setor pesqueiro e aquicola

Uma reunião marcou o início de uma parceria que deve ser fortalecida nos próximos meses entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). 

O superintendente de Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Pereira, discutiu possíveis parcerias para desenvolvimento do setor com o gerente da Unidade São Luís do Sebrae, Francisco Gilson Menezes, o coordenador de Agronegócios, Mauro Borralho, a gestora da APL (Arranjo Produtivo Local) de Pesca Artesanal, Kátia Mendes, e a técnica de agronegócios, Tereza Araújo. O encontro aconteceu na sede do Sebrae-MA.

“Estamos conhecendo as ações de cada órgão e verificando objetivos comuns para atuarmos em parceria. A idéia é estabelecer projetos que possam ser incluídos nos PPA’s (Planos Plurianuais) das duas instituições”, explicou o gerente da Unidade São Luís do Sebrae.

A iniciativa partiu da Sagrima. “Estávamos, desde o início da atual gestão, buscando levantar as demandas de cada setor produtivo. Agora é hora de planejar as ações e buscar parceiros. No caso da pesca e aqüicultura, vamos levantar recursos para infraestrutura, mas precisamos de uma base para capacitar os pescadores e aquicultores. Por isso, a parceria com o Sebrae é fundamental”, assinalou José de Ribamar Pereira.

Foi acordada, durante a reunião, a formação de uma comitiva dos dois órgãos para visita técnica à Feira Nacional do Camarão (Fenacam), o maior evento mundial de aqüicultura, programado para o período de 6 a 10 de junho, em Natal (RN). “Vamos conhecer experiências positivas desenvolvidas em parceria com o Sebrae local e tentar aplicá-las aqui também”, adiantou o coordenador de agronegócio do Sebrae-MA.

APL

Desde 2009, o Sebrae vem desenvolvendo ações na APL da Pesca Artesanal, abrangendo os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. As ações envolvem tecnologia, gestão, acesso ao crédito, mercado e meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário