sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seir participa neste sábado da 16ª edição do Ação Global

A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) participa neste sábado (14), da 16ª edição do Ação Global promovida pela Rede Globo/Sesi, na BR 135. No evento, o órgão irá esclarecer sobre as formas de racismo e preconceitos sofridos pelos cidadãos na sociedade.

O evento, segundo a gestora de Políticas de Ações Afirmativas da Seir, Jacinta Maria Santos, é uma oportunidade de estimular empresários e demais parceiros para o compromisso com as causas sociais das pessoas desprovidas de direito e cidadania.

Jacinta Maria Santos diz que a maioria das pessoas desprovidas, de direito e da cidadania, é formada por afrodescendentes, os quais são os protagonistas da Política de Promoção da Igualdade Racial trabalhada pela Seir.

Desta forma, o tema da conversa que manterá com o público será sobre a Consciência Negra - Consciência étnico-racial, onde será feita reflexão sobre autoidentificação, sentimento de pertencimento, de ser afro-brasileiro e sentir a importância de se assumir afro-ameríndio.

Na apresentação dos filmetes serão abordadas as diversas formas de preconceitos e racismo. “Acreditamos que desta maneira é possível despertar a consciência critica dos presentes com posicionamentos de combate ao racismo”, diz, Jacinta Santos. Ainda, como parte da programação, será exibido em data-show, um ensaio fotográfico sobre o cotidiano de afrodescentes que vivem em comunidades quilombolas no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário