sábado, 21 de maio de 2011

VI Semana de Teatro tem vasta programação neste sábado (21)

A VI Semana de Teatro no Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura/Teatro Arthur Azevedo, com apoio do SESC e Caixa Econômica Federal, prossegue neste sábado (21) com debates, performances, oficinas e espetáculos em São Luís.

A programação terá início às 9h, no Largo do Carmo, com a apresentação de B-T-G-P-T-1-4-0-5-9-CÂMBIO, com o grupo Teatro de Operações, do Rio de Janeiro. Já à tarde, na Praça Nauro Machado, Centro Histórico, às 14h o público verá “Pequeno Show” - Caixas de Diversidades, com o grupo Anjos da Noite, de Florianópolis (SC).

Na Galeria Ecimuseum às 18h, acontecem as performances Corpo Descartável / Sempre Fica Um Cheiro/ O Medo /Num Rabo de Foguete/ Mar de Luto, com atores de São Luís e Alcântara. No Teatro Alcione Nazaré, também no mesmo horário, será exibido o espetáculo Eles e Nós, com o grupo Cia Codificações, de São Luis. Às 21h, o palco do Arthur Azevedo apresenta Pai e Filho, com a Pequena Cia de Teatro.

Em programações paralelas, no Centro de Artes Cênicas do Maranhão – Cacem (Rua de Santo Antonio, 161 Centro), será realizada mesa de debate às 16h sobre o tema “A Semana do Teatro no Maranhão”, e sub-tema “Fomento Cultural X Formação de Platéia: O Sustento do Teatro Maranhense”. Participam dos debates, que terão Josué da Luz como mediador, Nerine Lobão Coelho, Leury Monteiro e Valberlúcio Pereira.

No Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 17h, serão realizadas oficinas de Dramaturgia de Estados Corpóreos (Sala de Dança), de Iniciação às Artes Mágicas (Salão Versátil), e de Composição e Animação de Personagens com material reciclado (Adereçaria).

Sinopses dos espetáculos

“PAI E FILHO” - Pequena Companhia de Teatro – MA  21/05  21h – Teatro Arthur Azevedo
A encenação de Pai e Filho se utiliza de uma linguagem crua e visceral para discutir a relação entre poder e submissão, originada na estrutura familiar e disseminada na estrutura sócio-cultural contemporânea. Na peça, um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas o discurso não consegue quebrar a hierarquia familiar, desaparecendo qualquer possibilidade de que um diálogo aberto se estabeleça. 

ELES E NÓS – Cia. Codificações SL/ MA 21/05 - 18h Teatro Alcione Nazareth.
O espetáculo ‘’ Eles e Nós’’ é uma poética combinação de dança, música, teatro, poemas e poesias que tratam da relação do homem consigo mesmo, com outro e com o universo que o cerca. Com textos de Shakespeare, Fernando Pessoa, Florbella Espanca, Cecília Meireles entre outros. O trabalho refere-se a um trocadilho poético relacionado a Eles, tais escritores que souberam como ninguém com muita beleza e poesia virar os ser humano do avesso e Nós, homens passíveis de tantas emoções, disponíveis a sofrimentos e capazes de tirar deles a grandeza de existir. 

B-T-G-P-T-1-4-0-5-9- CÂMBIO – Teatro de Operações/ RJ 21/ 05 - 17h  Praça Nauro  Machado.
O espetáculo é uma investigação cênica para rua baseada na natureza técnico-cientifico-informacional, proposta pelo geólogo Milton Santos. Se a espécie humana está substituindo o meio natural por um meio artificial, no qual todo ambiente é racionalizado e cada objeto é pensado e criado com uma função específica.

“PEQUENO SHOW” CAIXA DE DIVERSIDADE – ANJOS DA NOITE (SC) - 21/05 – 14h - Praça Nauro Machado
Pequeno Show é um espetáculo de miniaturas apresentado em teatros de pequeno porte. Nesta pesquisa o pequeno show é apresentado sob a ótica da temática “diversidade”. O espetáculo Pequeno Show também mistura os artistas locais para compor sua proposta. Os artistas locais participaram do workshop gratuito de manipulação e sensibilização ao Teatrode Miniaturas. A estréia destes artistas com a miniatura é na praça com o “Pequeno Show”.

NUM RABO DE FOGUETE – Grupo Tapuias - 21/05 19h Ecimuseum
As amigas Risadinha, Lilica RIpilica, Unfá, Docinho de Leite e Pipoca descontentes com a situação de vida na sua outrora feliz Alcântara, decidem fazer uma atribulada travessia para a cidade grande. Durante a viagem de barco, entram num rabo de foguete.
Ficha Técnica - Elenco: Érika Kione Alves Figueiredo;Flaudinéa Sousa Brito, Heliete C. Lemos, Josenice Martins, Luciane do Espírito Santo; Produção: coletiva; Roteiro: Coletivo; Figurino e Maquiagem: o grupo; Concepção: Coletivo.

MAR DE LUTO –Thais Brito SL - 21/ 05 – 20h - Ecimuseum
É uma performance idealizada a partir de fragmentos extraídos do texto “ A casa de Bernarda Alba – Garcia Lorca”, utilizando a linguagem simbolista e técnicas corporais Grotowiskiana.
A montagem é resultado de um trabalho acadêmico da disciplina Prática de Encenação – UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário