domingo, 1 de maio de 2011

Inmeq alerta para uso dos novos modelos de plugues e tomadas

Em julho deste ano entrará em vigor a Resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) que estabelece a substituição dos diversos tipos de plugues e tomadas por dois modelos padronizados: com dois pinos redondos (destinados a ligações sem fio terra) e com três terminais (este apropriado para ligações com aterramento).

Segundo Jones Braga, presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq), órgão delegado do Inmetro, a padronização foi adotada com o objetivo de proporcionar mais segurança para os usuários. “O novo modelo foi feito com base em estudos nacionais e internacionais. É grande o índice de acidentes provocados por manuseio de aparelhos elétricos, por isso os pinos achatados deixam de existir, permanecendo apenas os terminais redondos. O uso dos benjamins, mais conhecidos como ‘T’, costuma ocasionar sobrecarga nas redes, por isso, a fabricação desse tipo de adaptador também será proibida”, enfatizou.

O formato hexagonal e o encaixe nas tomadas, onde o plugue fica acomodado, evita a exposição dos terminais metálicos por onde passa a corrente diminuindo assim os riscos de choques elétricos. “A entrada em vigor das novas normas exigirá mais atenção dos projetistas no planejamento das instalações elétricas residenciais”, destacou Braga.

O diretor técnico do Inmeq, Juscelino Pereira, ressaltou que os usuários poderão continuar usando os modelos antigos. “O que será proibido a partir de julho é a comercialização de plugues e tomadas não certificadas pelo Inmetro. O padrão de dois pinos é compatível com a maioria das tomadas elétricas existente nas residências brasileiras. Ninguém está obrigado a fazer a substituição imediatamente, isso ocorrerá gradativamente”, assinalou Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário