segunda-feira, 16 de maio de 2011

Empresas apostam no Programa Maranhão Profissional

O Programa Maranhão Profissional é uma realidade comemorada, não só pelos maranhenses, que serão mais competitivos no mercado de trabalho, mas também representa uma grande contribuição aos empresários, que terão maior oferta de mão de obra para atuarem em seus empreendimentos sem precisar recorrer a outros estados. Empresas como Suzano, MPX, Alumar, Petrobras e Vale, entre outras presentes no Maranhão, são unânimes em afirmar a importância da formação de mão de obra para que os trabalhadores tenham mais chances de serem absorvidos pelo mercado de trabalho. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, explica que a iniciativa privada teve papel importante na elaboração do programa. Com base nas informações sobre a demanda de emprego foi possível quantificar e, a partir disso, direcionar a formação dos trabalhadores. 

“Uma vez capacitado, o trabalhador maranhense torna-se empregável. Para as empresas, isso é muito bom, porque evita ter que trazer mão de obra de outros estados e diminui custos”, explica Macedo.   

Para o diretor de Expansão Nordeste da Suzano Papel e Celulose, Luís Baroni, o Maranhão Profissional vai ao encontro do que a Suzano acredita e pratica, que é trabalhar na geração de valores e benefícios para a sociedade, colaborando com a melhora de condição de vida das pessoas, por meio do estímulo ao desenvolvimento regional e à geração de emprego e renda.

A Suzano está com novos empreendimentos no Maranhão. Além da fábrica de celulose no município de Imperatriz - investimento de R$ 4 bilhões - a empresa estuda implantar uma unidade de pellets de eucalipto, na cidade de Chapadinha. “É de nosso interesse colaborar para a capacitação de pessoas visando mais mão de obra local especializada”, afirma Baroni, ressaltando que a Suzano já desenvolve parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Capacitar, que vai gerar, na região de Imperatriz, quase seis mil vagas para o setor da construção civil e montagem industrial.

Como o programa de formação profissional tende aumentar a empregabilidade e, consequentemente, a inclusão de profissionais no mercado de trabalho, de acordo com Baroni, para a Suzano significa reforçar o seu compromisso de empregar mais pessoas locais e, assim, contribuir com o crescimento do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário