quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Maranhão vai combater tuberculose entre as populações indígenas


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão discutindo melhorias para o combate a tuberculose entre as populações indígenas no estado. O encontro está acontecendo desde o início da semana no Espaço Visão & Perfil e será encerrado nesta quarta-feira (2). Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em torno da capacitação de 36 profissionais da área da saúde, que atuam diretamente nas comunidades indígenas.

O objetivo do encontro é trocar experiências e discutir as problemáticas para o diagnóstico e tratamento dos casos de tuberculose em meio às populações indígenas no Maranhão. A SES está colaborando com o treinamento de enfermeiros, bioquímicos e nutricionistas ligados a Funasa.

De acordo com o organizador do evento e coordenador do Programa da Tuberculose da área indígena da Funasa, Wellington Freitas, em 2010 foram notificados 33 novos casos de Tuberculose na população indígena do Maranhão, sendo 09 com baciloscopia positiva. De acordo com ele, a incidência de casos de tuberculose entre indígenas tem se mantido alta no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário