sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fapema abre edital para concessão de bolsas de mestrado e doutorado

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com as inscrições abertas, até 18 de março, para o Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados - Mestrado no País e Doutorado no País e no Exterior. O edital está disponível no site da Fundação no endereço www.fapema.br

O objetivo é fortalecer o sistema de pós-graduação do Maranhão, contribuindo para a formação de doutores e excepcionalmente mestres, a partir da concessão de bolsas, em todas as áreas do conhecimento, para cursos e/ou programas de pós-graduação stricto sensu, credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As bolsas deverão ser implantadas a partir de junho de 2011 e terão a duração máxima de 24 meses, no caso de mestrado, e de 48 meses para doutorado. O edital prioriza os seguintes temas: novos empreendimentos estruturantes em implantação no estado; desenvolvimento de arranjos produtivos locais; políticas públicas de impacto social e ambiental; tecnologia aeroespacial; e petróleo e gás.

Para participar, o candidato deve estar regularmente matriculado no curso de pós-graduação e comprovar residência fixa no Maranhão por pelo menos cinco anos, ou apresentar vínculo formal com a instituição de ensino e/ou pesquisa sediada no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário