terça-feira, 1 de março de 2011

Formados 288 jovens no Projeto de Inclusão Digital da SSP

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou, nesta segunda-feira (28), no auditório da SSP, a formatura de mais 288 jovens participantes do Projeto Inclusão Digital nos Centros Integrados de Defesa Social (CIDS), presidida pelo secretário Aluísio Mendes.

O projeto é uma parceria firmada entre a Segurança Pública do Maranhão e o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), voltado para atender e qualificar jovens e adolescentes entre a faixa etária de 15 a 24 anos e que residem na área de abrangência dos Cids e Batalhões da Polícia Militar. No total, 1.437 jovens já foram beneficiados com o projeto.

Estavam presentes também o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Constitucional, o Tenente Coronel Antônio Roberto Santos Silva; a secretária adjunta de  Direitos Humanos e Cidadania, Nilda Turra; o superintendente da Polícia Civil da capital, Sebastião Uchoa  e o coordenador do CIDS, Joviano Furtado.

“Estamos oferecendo nossa contribuição para a formação e o desenvolvimento humano e social desses jovens e adolescentes que buscam, em sua maioria, uma oportunidade de emprego e trabalho”, destacou o secretário, informando ainda que a SSP está buscando o apoio da classe empresarial para a absorção dessa mão de obra. Aluísio Mendes ressaltou ainda a importância da parceria com o Governo Federal na garantia da execução de iniciativas preventivo-sociais, uma vez que colaboram significativamente para a diminuição da criminalidade e da violência e aproximam a polícia das comunidades.

Aulas

No Maranhão, o Projeto de Inclusão Digital é supervisionado pela Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) da SSP e consiste em oferecer gratuitamente a jovens que vivem em situações de vulnerabilidade social noções de informática básica e Língua Portuguesa, além de palestras sobre noções de comportamento em entrevistas para emprego.

Os centros funcionam em três turnos, com carga horária de 4 horas diárias, totalizando 70 horas.

Nova etapa

Nesta terça-feira, dia 1º de março, começa mais uma etapa do programa, em que serão atendidos mais 370 adolescentes já inscritos e selecionados pela coordenação, distribuídos nos quatro Cids da Região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário