sábado, 19 de fevereiro de 2011

Governo discute Programa “Leite Fome Zero”


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está propondo ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) uma ação articulada com as Secretarias de Estado de Agricultura (Sagrima), de Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e do Desenvolvimento Social (Sedes) para a execução do Programa do Leite Fome Zero no Maranhão. O Programa que beneficia 46 mil famílias em 100 municípios do estado será fortalecido dentro do sistema estadual de saúde com a ampliação e a produtividade dos pequenos produtores.

O objetivo do programa é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade, e regularidade necessária às populações em insegurança alimentar e nutricional, além de promover a inclusão social no campo junto a agricultura familiar.

O programa incluído no plano nacional de erradicação da pobreza é prioridade tanto para a presidente Dilma Rousseff quanto para a governadora Roseana Sarney. “Entendemos que o programa só funciona integrado às ações de saúde, dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e articulado com as secretarias afins do Maranhão”, defendeu o secretário Ricardo Murad, em reunião ocorrida, nesta quinta-feira (17), com representantes do MDS, da Sagrima, da Sedagro e da Sedes.

No Maranhão, o programa que beneficia crianças de dois a sete anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes (desnutridas ou em situação de risco nutricional) e nutrizes é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual, com vigência até julho de 2011. A coordenadora nacional do programa, Zorilda Araujo, avaliou como positiva a execução do programa no estado e elogiou a forma como é feita a distribuição do leite e o acompanhamento nutricional das famílias beneficiadas. “O modelo adotado pelo Maranhão de complementar a alimentação de gestantes e nutrizes está adequado às regras do programa e demonstra a atenção que o governo tem dado a esta parcela da população”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário