sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Figuras tradicionais do carnaval decoram circuitos da folia em SL


Em 2011, com o tema Carnaval da Tradição: É você quem brilha e faz brilhar, os personagens históricos do Carnaval do Maranhão serão as grandes estrelas da temporada, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secma). Fofões, mascarada, pierrot, colombina e peças inspiradas nas figuras de ritmistas, blocos tradicionais e tambor de crioula darão vida aos corredores da folia.

Serão 47 totens, 4 portais grandes, 42 portais médios, 16 portais pequenos e centenas de máscaras espalhados pelos circuitos da Deodoro, Rua do Passeio, Praça da Saudade, Rua de São Pantaleão e Ceprama. 

De acordo com o idealizador do projeto, Miguel Veiga, "a intenção é preparar o ambiente para que o folião se sinta motivado a brincar e se divertir", afirmou.

Cerca de 60 pessoas, entre artistas plásticos, escultores, pintores - entre grafiteiros e pintores profissionais - costureiras, armadores soldadores, marceneiros, fibradores e duas empresas de suporte estão trabalhando em ritmo acelerado no barracão montado na Avenida dos Africanos.

"Trabalhamos com máscaras de fibra, compensado com detalhes em acetato, tinta nitro, paetês, galões metálicos, argila, gesso, entre outros materiais. Temos 30% da estrutura já nas ruas, o problema tem sido a chuva que tem retardado um pouco o processo, no entanto, todas as peças estão praticamente prontas", contou Veiga.

Idealizador

Além de artista plástico, Miguel Veiga é ator, cenógrafo, figurinista, carnavalesco, decorador e professor. Atua há 30 na área de produção artística e foi o responsável pelo projeto de concepção e execução do Carnaval de 2010 - De Volta à Alegria, promovido pelo Governo do Estado.

Um comentário: