terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Defesa Civil alerta população sobre riscos causados em período chuvoso


Com o objetivo de reduzir os riscos de desastres no período de chuva, a Defesa Civil do Maranhão alerta a população sobre alguns cuidados que devem tomados em situações adversas como vendavais, raios, deslizamentos e inundações.

Entre as recomendações mais comuns, a averiguação frequente da resistência das casas, principalmente o madeiramento de apoio do telhado; evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção como pequenas construções não protegidas como tendas, barracos ou veículos sem capota ou estruturas altas como morros ou topo de prédios; não estacionar próximo a linhas de energia elétrica; e não se abrigar debaixo de árvores. 

Em ambientes fechados é aconselhável não usar telefones (exceto os sem fio), não tocar em equipamentos elétricos ligados ou permanecer próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

Em casos de deslizamentos, o primeiro passo é avisar aos vizinhos sobre o perigo e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. O problema pode ser identificado a partir do aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água.

Para evitá-los, a Defesa Civil recomenda não destruir a vegetação das encostas, não amontoar lixo e sujeira em vias públicas ou barreiras e consertar vazamentos com rapidez.

Se houver inundações, desconectar aparelhos elétricos; fechar portas, janelas e o registro de entrada de água; manter água potável, roupa e remédios em locais acessíveis.

O fenômeno relaciona-se com a redução da infiltração natural nos solos urbanos, o assoreamento dos rios que se desenvolvem no espaço urbano, acumulação de detritos em galerias pluviais; e canais de drenagem e cursos d´água.

Para chamadas de urgência, ligue para o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, ou diretamente para a Defesa Civil (98) 3212-1521. O órgão está  localizado na Av. Celso Magalhães, nº 662, Parque Urbanos Santos-Centro, São Luís/MA CEP 65074-220.

Nenhum comentário:

Postar um comentário