sábado, 1 de janeiro de 2011

Festas Populares Maranhenses recebem destaque no Portal do Governo

A diversidade cultural do Maranhão resulta em uma verdadeira tribo alegórica de musicalidade e brincadeiras. É o ano inteiro de festas típicas e reconhecidas em todo o Brasil.

O estado tem o tradicional carnaval de rua com blocos que carregam tradição, história e foliões fiéis, além de blocos alternativos. O carnaval no Maranhão chega cedo, logo no último fim de semana do ano, os brincantes se reúnem pelo Centro Histórico e brincam com chuva de maizena ao som de marchinhas.

O desfile das escolas de samba também é uma das atrações do carnaval em São Luís. Agremiações da capital e de São José de Ribamar disputam a premiação na Passarela do Samba, construída no Anel Viário. O carnaval conta ainda com o desfile com trajes do império, as alegorias das escolas de samba com enredos criativos e que contam a história do Maranhão, e bailinhos de máscaras genuinamente ludovicenses.

Os festejos juninos movimentam os terreiros com milhares de pessoas curtindo o cacuriá, o bumba-meu-boi, quadrilhas, tambor de crioula, dança portuguesa, música maranhense e muito mais. A população se mobiliza durante o mês de junho para acompanhar as brincadeiras e curtir noites nos arraiais, que ganham decoração especial, personagens folclóricos, comidas típicas, como o arroz de cuxá e apresentações culturais.

Nas cidades provincianas como São José de Ribamar, Alcântara e São Luís, a religiosidade rompe fronteiras trazendo turistas para acompanhar os festejos do Divino Espírito Santo e do santo padroeiro São José de Ribamar, consideradas grandes manifestações religiosas do Nordeste.

O Portal do Governo (www.ma.gov.br) disponibiliza aos internautas vários dados sobre as manifestações culturais do estado. No espaço "O Maranhão" www.ma.gov.br/maranhao você pode conferir detalhes das festas populares.

Já no site do turismo www.turismo.ma.gov.br você encontra informações sobre os Polos Turísticos como Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Lençóis Maranhenses e muito mais. Acompanhe belas imagens do estado no canal Encantos do Maranhão, no Flickr http://www.flickr.com/photos/encantosdomaranhao

Nenhum comentário:

Postar um comentário