sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Discutido plano de combate a enchentes no Maranhão

Plano de combate de enchentes no Maranhão foi assunto da 1ª reunião de Conselho de Gestão Estratégicas das Políticas de Governo. Além do Vice-governador, Washington Luizde e de secretários de Estado estavam presentes representantes da Defesa Civil, Chefe do laboratório de Meteriologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Guter Reschke e o meteriologista, Márcio Eloi.

Na reunião, foi discutido o planejamanto de médio e longo prazo e medidas corretivas como a remoção de pessoas dos lugares de riscos.  Por isso, o Governo decretou o Comitê de Prevenção às Vítimas das Enchentes com participação da Defesa Civil; o Comitê Operacional relacionado diretamente aos problemas imediatos na saúde e na segurança e o Comitê de Parcerias com a Polícia Rodovíaria Federal no sentido de prestar socorro aos vitimados.

A secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedrago), Conceição Andrade informou que 176 munícipios estão sendo trabalhados. "Após as chuvas, 400 toneladas de sementes serão distribuídas no estado", disse a Conceição Andrade.

Os secretários falaram da importância de fazer parcerias com as administrações municipais para que haja controle e que seja eficaz o combate de enchentes.

Planejamento

Entre as pricipais abordagens feitas, foi enfatizado a colaboração das prefeituras municipais do Maranhão, o detalhamento diário das chuvas no estado e o planejamento sobre os custos orçamentários das ações de prevenção es estratégias que amenizem consequências às vítimas.

A parcitação dos meteriologistas na reunião contribuiu para mostrar a importância de o estado ter o detalhe diário das previsões de chuvas e alertar as intensidades delas. Foi sugerido por Guter e Márcio, usar equipamentos meterológicos via satélite, nas cidades maranhenses, principalmente, nas que apresentam riscos de enchentes, como Pedreiras, Bacabal e Trinsidela do vale.

"A função dos meteriologistas é avisar. Uma vez os locais de riscos avisados, a Defesa Civil deve alertar e ajudar a população. Por isso, o aviso de minutos antes do fato ocorrer fazem muita diferença e isso pode ser possível com a compra de equipamentos", informou Guter Rechke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário