quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Governo mobiliza municípios contra a Hepatite B

A mobilização contra a hepatite B atingiu os 217 municípios do estado, que foram convocados para participarem da campanha de vacinação de jovens com idades entre 11 e 19 anos (faixa etária como a menor cobertura vacinal no país).

Para disponibilizar a vacina contra a doença em escolas da rede pública da capital e interior do estado, o Governo conta com a parceria dos municípios.

A 1ª etapa da vacinação, em São Luís, começou no dia 8 e durará até esta sexta-feira (12), em 17 escolas da rede pública da rede municipal e estadual. A meta desta etapa é vacinar cerca de 8 mil estudantes, só na capital. Já no interior, a divulgação do cronograma de vacinação nas escolas está em articulação nas cidades de Caxias, Imperatriz e Codó.

Casos 2010

Segundo dados da SES, no Maranhão, em 2010 foram notificados 174 casos de hepatite B, sendo dois entre jovens de 10 a 14, cuja cobertura vacinal contra a doença B é de quase 80%. Na faixa etária dos 15 aos 19, são outros 12 casos, sendo que a cobertura é ainda mais baixa: 37,38%.

Hepatites
As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, e possuem cinco principais tipos (A, B, C, D e E), que são causados por vírus que podem passar de uma pessoa para outra. As hepatites geralmente não apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina escura e as fezes mais claras.
A vacina contra a hepatite B é ministrada em três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda e 160 dias para a última dose.
Clique aqui para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário