domingo, 27 de março de 2011

Bairro do Santo Antônio tem dia de esporte e de lazer

Proporcionar um dia de lazer para a comunidade do bairro do Santo Antônio, em São Luís, foi o objetivo da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), com a realização do “Santo Antônio Feliz”, neste sábado (26), uma ação do programa “Maranhão Feliz”.

“Essa é a terceira edição do ‘Maranhão Feliz’ e percebemos que esta iniciativa é bem aceita pela população e muito importante, uma vez que são as comunidades que pedem para fazermos um dia de lazer, como foi o caso dos moradores do Santo Antônio. Essa participação da comunidade é muito importante. Pelo que vimos, existe a possibilidade de fazermos uma Praça da Juventude no bairro. Vamos analisar e, se for realmente possível, vamos fazer”, explicou Joaquim Haickel.

O professor Noel Mendes, morador do Santo Antônio, acredita que a realização do “Santo Antônio Feliz” foi fundamental para a comunidade. “Hoje é um dia rico de lazer. O fundamental é que a comunidade está tendo um dia prazeroso. É um despertar de novos talentos, independente da idade. É um projeto de inclusão social, que a gente espera que tenha continuidade. É maravilhoso”, disse.

Além das atividades proporcionadas pela Sedel, como futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira, espiribol e recreação, o “Santo Antônio Feliz” também abriu espaço para apresentações culturais do bairro. Boi Pituzinho, Boi Chifre de Ouro, o cantor Adelino e um grupo de hip-hop animaram o dia de lazer.

“Maranhão Feliz”

O “Programa Maranhão Feliz” foi iniciado pela Secretaria de Esporte e Lazer em janeiro deste ano. Na ocasião, a Sedel promoveu “Liberdade Feliz”, ação destinada para a comunidade do bairro da Liberdade. O segundo bairro a receber o projeto foi o do Desterro.

Praças da Juventude

As chamadas Praças da Juventude são um projeto do Ministério do Esporte para comunidades que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas. Atividades que, além do esporte e lazer, incentivam a inclusão digital, a produção cultural e científica, constituindo-se em um espaço de convivência comunitária.

As praças têm cerca de 8 mil metros quadrados. Contarão com ginásio poliesportivo coberto, pista de atletismo com caixa de areia para saltos, pistas para caminhadas e para skate, centros de convivência para a terceira idade e espaço administrativo. O ginásio será projetado de forma a também a abrigar eventos como reuniões e atividades culturais, contando com um mini-teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário