quinta-feira, 3 de março de 2011

SES lança Campanha de Prevenção às DSTs/AIDS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira (2), na área externa da Casa do Trabalhador (Calhau), a Campanha de Prevenção às DSTs/AIDS neste Carnaval.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a campanha será realizada em duas etapas: a primeira - “Sem camisinha não dá” - terá como foco a prevenção do HIV por meio do uso do preservativo; a segunda fase - “Teste de AIDS: faça sim”- enfatizará a necessidade de realizar o teste de HIV, sífilis e hepatites para quem não se protegeu ao manter a relação sexual, seja com parceiro fixo ou casual.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção às DSTs/AIDS, Osvaldina Mota, o índice de infecção cresceu entre as mulheres. “Apesar de haver mais casos entre os homens, a infecção continua crescendo entre as mulheres, fazendo com que a diferença diminuísse ao longo dos anos. A nossa preocupação maior são com as jovens de menor escolaridade e poder aquisitivo ”, explicou Mota.

Durante todo o mês de fevereiro, a SES entrou em contato com os 217 municípios maranhense para fazer a mobilização da campanha de Carnaval. Um vasto material educativo – cinco mil ventarolas e 50 mil folders, além de uma cota extra de um milhão de preservativos masculinos - está sendo distribuído às cidades, por meio das unidades regionais de saúde.

 Dados

Segundo dados da SES, o Maranhão tem 5.053 casos de Aids notificados até janeiro deste ano, sendo 3.243 casos (64%) entre pessoas do sexo masculino e 1.810 (36%) do sexo feminino. Ainda de acordo com a Secretaria, 12,5% dos casos notificados entre mulheres no Maranhão correspondem à faixa etária de 15 a 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário