quarta-feira, 2 de março de 2011

Projeto Livro na Praça na folia do Carnaval

A folia e o saber invadem as comunidades do interior da ilha de São Luís com o projeto Livro na Praça. Com o tema Livro e Folia, o evento será realizado a partir desta quarta-feira (2) e se estenderá até sábado (5), em clima do Carnaval. A programação é realizada pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), e Associação de Amigos da BPBL, com apoio da Alumar.

As atividades acontecem nas comunidades de Cabral Miranda (na área de Pedrinhas), nesta quarta-feira (3), das 8h30 às 12h; na quinta-feira (4) será a vez da criançada do Rio dos Cachorros receberam a trupe do Livro na Praça, na Biblioteca Comunitária Espaço Saber, das 14h às 18h; e no sábado (5) será na comunidade de Taim, na Escola São José, ao ar livre, das 8h30 ao meio dia.

"A meta é incentivar as crianças a confeccionarem máscaras e adereços, que serão usadas por elas mesmas no final das Oficinas", informou a chefa da Biblioteca Pública, Rosa Maria Ferreira Lima, responsável pela realização do Projeto Livro na Praça.

O evento oferece atividades lúdicas explorando a temática do carnaval maranhense, dando oportunidade às crianças em vivenciar a festa e os personagens do Carnaval.

No mês de janeiro, a caravana do Livro na Praça esteve nas comunidades de Cabral Miranda e Taim. Em Fevereiro visitou as comunidades de Coqueiro e Rio Grande, todas no interior da ilha de São Luís. Esta etapa de realização do projeto tem duração de seis meses e acontecerá mensalmente até o mês de Agosto de 2011.

Criado em 1988, o Livro na Praça tem percorrido vários bairros de São Luís e interior da ilha, com objetivo de despertar no público infantil e juvenil o interesse pelas tradições culturais maranhenses e incentivar o gosto pela leitura.  O trabalho é colocado em prática por meio de exposições de livros, concursos de histórias sobre a temática em questão, como neste momento o Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário