Todas as unidades da rede de saúde (centros de especialidades, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento) mantidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciam o cadastramento de pacientes que ainda não tenham o Cartão SUS.
A iniciativa visa atender o maior número possível de usuários do sistema que, a partir deste mês, deverão, obrigatoriamente, apresentar o cartão SUS no ato da marcação de consultas e realização de exames. Emitido pelo Ministério da Saúde, o Cartão SUS tem abrangência nacional. É um documento gratuito de identificação do usuário. Além de facilitar a marcação de consultas e exames, o documento garante o acesso ao fornecimento gratuito de medicamentos e permite que o histórico clínico dos pacientes seja consultado a partir de uma base de dados.
Para retirar o cartão, basta apresentar carteira de identidade, certidão de nascimento, (no caso de cadastro de crianças) e comprovante de endereço. O cartão também pode ser tirado com os agentes comunitários de saúde. Eles preenchem os formulários de cadastro que são enviados ao setor responsável para emissão dos cartões para serem entregues posteriormente aos pacientes.
Leia a reportagem completa
Leia a reportagem completa
Nenhum comentário:
Postar um comentário