quarta-feira, 14 de março de 2012

Museu Histórico e Artístico promove festejo a São José das Laranjeiras

Durante o período da quaresma será realizado na Capela das Laranjeiras - localizada na Rua Grande, nº 954, Centro, ao lado do antigo Colégio Marista -o Festejo do Glorioso São José das Laranjeiras. Patrimônio histórico tombado, a Capela funciona sob a guarda, preservação e administração do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

Toda a programação do festejo acontecerá na Capela, nos dias 16, 17 e 19 de março, em comemoração e louvor a São José celebrado no dia 19 de março. Seguindo o calendário, no primeiro dia da programação, os fiéis estarão reunidos às 16h, para rezar o Terço e a ladainha ao Santo. Logo após haverá celebração da Missa, às 17h. No sábado (17) e na segunda-feira (19), prosseguirá o festejo com oferecimento de orações do Terço e a ladainha, seguido da Santa Missa nos mesmos horários citados anteriormente.

Para o encerramento do festejo, no dia 19, às 18h, haverá a tradicional procissão de São José que sairá da Capela das Laranjeiras, seguindo pela Rua Grande até a Caixa d'Água, percorrendo as Ruas Celso Magalhães, Hortas, Sol, Santaninha, retornando a Capela das Laranjeiras pela Rua Grande.

O Festejo de São José das Laranjeiras acontece anualmente há mais de 17 anos. As atividades são organizadas pela irmandade São José das Laranjeiras, com apoio técnico e administrativo do MHAM. Todos os anos o festejo obedece a mesma estrutura e sempre contando com os fiéis que participam da tradição independente do clima durante o evento, cumprindo uma devoção religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário