terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aprenda a fazer armadilha para combater a dengue

Criada por um professor do Rio de Janeiro, a mosquitérica é um dispositivo feito com garrafa pet e que tem como função aprisionar o mosquito da dengue. O dispositivo foi utilizado em uma pesquisa do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) aplicada em quatro cidades da região.

Segundo a coordenadora do projeto do campus do IFTM em Ituiutaba, no Triângulo MIneiro, Junia Costa, em um ano de pesquisa foi possível perceber a redução dos índices de infestação nos locais onde a armadilha foi implantada. O resultado positivo garantiu a continuidade do programa que, segundo a professora, deve retornar em 2012.

Confira o passo a passo para montar a armadilha
Material necessário:
Uma garrafa pet de 1,5 ou 2 litros com o lacre;
• Microtule;
• Fita isolante;
• Lixa de madeira nº 180;
• Tesoura;
• Alpiste.

A armadilha
- Corte a garrafa pet de 2 litros ao meio, para transformá-la  em um funil e um copo;
- Retire o anel da ponta da garrafa sem quebrá-lo;
- Lixe o interior do funil até quel ele fique embaçado, com a superfície áspera;
- Recorte de um pedaço de mais ou menos 7cm x 7cm de microtule ou de tela mosquiteiro fina com a trama (furinhos) de no máximo 1mm de diâmetro. Depois cubra a boca do funil com essa telinha, e use o anel (que retirou no 2° passo) para prender. Depois com uma tesoura retire as sobras ao redor do anel.

- Pegue dois grãos de arroz ( ou alpiste), e com a ajuda de uma colher, esmague-os. Depois coloque os pedacinhos dentro da parte de baixo da garrafa, que agora serve como um copo.
- Depois de ter colocado os pedacinhos de arroz esmagados dentro do copo (parte de baixo da garrafa), coloque o funil com a ponta virada para baixo até tampar a boca do copo. Depois prenda o funil no copo usando fita isolante. Essa emenda deve ser vedada totalmente.
Não pode deixar nenhum vão nessa união.

- Calcule mais ou menos o meio do copo, faça uma marca e preencha com água limpa até essa marca.

Pronto, sua Mosquitérica está pronta para ser usada. Coloque-a sempre na sombra, de preferência próximo de casa em local sombreado (lembre-se que os Aedes Aegypti são mosquitos domésticos, encontrados principalmente atrás de cortinas, móveis e em locais próximos ao chão).

Com informações do Portal Maranhão em Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário