terça-feira, 28 de setembro de 2010

Projetos pioneiros no Brasil pretendem mudar a educação no MA



Com a criação das escolas de ensino médio de tempo integral, dos centros de formação dos professores e a consolidação de projetos pioneiros para a educação brasileira como "Escola Verde" (ecologicamente correta) e o Instituto Público de Idiomas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pretende melhorar os índices educacionais do Maranhão.

A meta da Seduc é ofertar formação integral para os estudantes da rede pública estadual, promover a capacitação e qualificação do corpo docente e formar cidadãos conscientes das questões ambientais, por meio da Escola Verde.

É com essa finalidade, que o secretário de Educação, Anselmo Raposo, vem trabalhando de forma incansável nesses últimos meses. Os projetos que englobam esse contexto já estão em execução, como é o caso da Escola Verde; o Procentro Marcelino - Marcelino Champagnat – Escola de Tempo integral, Instituto Público de Idiomas e o Centro de Formação de Docentes, que já está com as obras iniciadas; além da realização do Simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2010).

Escola Verde

O governo do Maranhão, por intermédio da Seduc, anunciou no mês de junho a construção da primeira Escola Verde do estado, no município de São José de Ribamar, que irá funcionar no Centro de Ensino Liceu Ribamarense I, que é a primeira escola que oferecerá ensino em tempo integral no Maranhão. Essa iniciativa é pioneira no Brasil pela forma ambientalmente correta, ou seja, com utilização de luz solar, coleta seletiva de lixo e tratamento da água para consumo humano.

A escola conta atualmente com 397 alunos, 39 professores, 10 salas de aula, brinquedoteca, biblioteca, laboratórios de informática e de ciências, refeitório, cantina, quadra poliesportiva coberta e oferece ensinos de educação infantil e fundamental, além de ofertar também aos estudantes dança, música, esporte, almoço e dois lanches.

Antigo Colun


Em uma semana, ratificando o compromisso em trabalhar pela melhoria dos índices educacionais do Maranhão, o secretário de Educação, Anselmo Raposo, assinou duas Ordens de Serviço para início imediato da recuperação de dois prédios que irão abrigar as primeiras Escolas Estaduais de Tempo Integral do Maranhão.

A primeira Ordem a ser assinada foi a do antigo Colun, e irá beneficiar a comunidade da Vila Palmeira e adjacências. A obra tem prazo de conclusão previsto para 160 dias, e estará pronta no mês de fevereiro. A princípio, a escola irá atender alunos da 1ª série do Ensino Médio, sendo progressivamente estendida às outras (2ª e 3ª).

As instalações do antigo Colun, contam com mais de 40 salas de aula, dois auditórios, laboratórios, biblioteca, quadras esportivas e praças temáticas. Devido ao abandono, o prédio sofreu danificações na estrutura, como: telhado, laboratórios, fiação elétrica exposta, sanitários foram roubados, além de muito mato nas dependências do prédio.

Procentro


Com previsão de entrega para o início de 2011, começou nesta segunda-feira (27), logo após a assinatura da Ordem de Serviço, pelo secretário de Educação, a reforma do antigo prédio do Maristas, que irá se transformar no Procentro Marcelino Champagnat – Escola de Tempo integral, Centro de Idiomas e de Formação de Docentes.

A obra de reforma irá custar ao Governo do Estado, o equivalente a R$ 954.989,98. A princípio, as obras de reforma irão atingir as estruturas prediais. Outro grande projeto para o Procentro é a formação de cidadão através do esporte, e isso sempre foi um caminho proposto pelo secretário de Educação, Anselmo Raposo, que está buscando parcerias para execução do projeto, com o ápice nas Olimpíadas de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Centros


O Procentro Marcelino Champagnat, também irá abrigar o Instituto de Idiomas do Maranhão, que será o primeiro centro de línguas público do Brasil. O projeto é proporcionar aos alunos do Procentro e a comunidade em geral a possibilidade de aprendizagem de mais um idioma.

Esse projeto simboliza de forma coerente a seriedade como a educação do Maranhão vem sendo tratada neste período. Para Anselmo Raposo, “esse momento da educação no Maranhão, em que os projetos começam a ser realidade, é a consolidação do que foi assumido no dia em que tomamos posse, e desde aquele momento trabalhamos diuturnamente para que a educação no estado viesse a ter uma melhoria significativa dos seus índices”, comentou o secretário.

No mesmo espaço, haverá ainda o primeiro Centro de Formação de Professores da rede pública do Maranhão, espaço destinado à qualificação docente. Outros dois centros de formação funcionarão nos municípios de Pinheiro e de Codó. "Este é um grande projeto. É um verdadeiro marco para a educação do Maranhão", enfatizou o secretário de Educação. A Seduc tem o projeto de expandir essa política para a Região Tocantina, construindo centro de formação de professores em Açailândia e Imperatriz.

Simulado do Enem


Como parte dos projetos visando alavancar a educação no estado, a Seduc promoveu mais uma vez o Simulado do Enem, que contou com a participação de 16 mil alunos da rede estadual de ensino. A novidade neste ano foi a realização do simulado em todo o estado, para os alunos do 3º ano do ensino médio. O simulado teve 92 questões e, assim como o Enem, foi dividido em cinco áreas: Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Linguagem, Códigos e suas tecnologias e; Ciências Humanas e suas tecnologias, além da produção escrita.

Esse projeto é uma das ações da Seduc para que alunos da rede pública obtenham êxito no Enem e assim possam ingressar em faculdades públicas. A finalidade do simulado é que os alunos avaliem como está sua preparação para o exame, quais disciplinas precisam estudar mais e assim se preparem melhor para as provas.

Para o secretário de Educação, Anselmo Raposo, todas essas ações foram elaboradas e trabalhadas com bastante afinco, sempre pensando na atividade fim de cada uma delas, que é o comprometimento com uma educação pública de qualidade. “O comprometimento de todos os superintendentes, adjuntos e corpo técnico da Seduc foi de grande valia para o sucesso de todos os projetos que foram pensados e executados. A vontade em fazer o Estado do Maranhão referência na educação do país, é uma meta a ser buscada diariamente por cada membro da Secretaria, que trabalha com a certeza de que esse quadro irá mudar dentro em breve”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário