sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Projeto Casa Cheia movimenta o Teatro Alcione Nazareth


O Teatro Alcione Nazareth (TAN) inicia uma nova fase para movimentar sua programação cultural, com espetáculos de dança, música e teatro. A partir do Projeto Casa Cheia, desenvolvido desde o início do segundo semestre de 2010, o Teatro tem recebido propostas de produtores maranhenses, grupos e artistas, para apresentações isentas do pagamento de pauta.

Para os meses de setembro e outubro, o projeto apresenta o espetáculo teatral “De Assalto”, do professor Igor Nascimento; o show de dança “Iaô”, com o Grupo Okun; e o espetáculo de teatro infantil “Princípio dos 3 erres”, que aborda a temática da reciclagem.

Segundo a diretora do TAN, Hélida Santana, o projeto desburocratizou o acesso de artistas ao teatro, porém sem deixar de ser criterioso com as apresentações. “Pensamos no Casa Cheia para dar mais visibilidade ao espaço que o TAN possui. Esses projetos demonstram a abertura da casa às produções locais e o torna mais dinâmico”, destaca.

Os interessados em participar do Casa Cheia devem se dirigir à administração do Teatro Alcione Nazareth, das 14h às 18h, ou enviar a proposta de espetáculo para o e-mail teatroalcionenazareth@hotmail.com/. Na proposta deve constar nome do espetáculo/show; endereço, telefone e e-mail; objetivo; justificativa; tipo de espetáculo; público alvo; e tempo de duração.

Além disso, segundo a diretora, é obrigatória a descrição da concepção cênica (teatro e dança) e sinopse do espetáculo; ficha técnica; mapa de luz; plano de divulgação; identificação dos patrocinadores e/ou apoiadores, em negociação, ou já existentes; currículo do elenco e direção (teatro); histórico do grupo, companhia ou artista, currículo do espetáculo; e intenção do mês pretendido.

Além das apresentações do Projeto Casa Cheia, outras pautas já estão agendadas, como a peça teatral “O Miolo da História”, o show “Independent Rock”, o espetáculo musical “Sonora Brasil”, lançamento do CD de Djalma Lúcio, dentre outros. O valor dos ingressos varia entre R$ 8,00 e R$ 10,00.

Conhecendo o teatro
- Outra ação desenvolvida pelo Teatro Alcione Nazareth é a visitação de alunos de escolas públicas e privadas em seu espaço. As visitas são realizadas no turno vespertino, das 14 às 19 horas, de acordo com a disponibilidade do Teatro, e devem ser agendadas previamente.

A diretora conta que a motivação para o agendamento das visitas é fazer com que os alunos saibam da existência do teatro para o desenvolvimento cultural de sua cidade. “A programação da visita é composta por uma apresentação teatral, com contações de história, pelo ator e mímico Gilson César. Em seguida, orientamos sobre como se comportar em um teatro e apresentamos as estruturas que o compõe”, explica Hélida Santana.

Os agendamentos para visita podem ser feitos pelo telefone 3218.9933 ou pelo e-mail: teatroalcionenazareth@hotmail.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário