sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Procon divulga ranking de empresas mais reclamadas no Maranhão

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) divulgou, nesta sexta-feira (17), o ranking das 10 empresas com maior número de reclamações no órgão no período de setembro de 2009 a agosto de 2010. As Lojas Gabryella lideram a lista com 67 reclamações, seguida da CCE com 62 e OI Móvel com 55.

De acordo com o art. 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a divulgação do Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas, que corresponde ao número de atendimentos feito por meio de abertura de processo administrativo, iniciado por audiência, é obrigatória dos órgãos públicos de proteção ao consumidor. A publicação é realizada anualmente e contém informações atualizadas sobre fornecedores de produtos e serviços.

O objetivo é assegurar aos consumidores a liberdade de escolha sobre fornecedores e incentivar o aprimoramento de produtos e serviços prestados, além de promover políticas públicas na área.

"O Procon tem que cumprir com função educativa de tornar pública os números das empresas que mais lesaram o consumidor para que efetivamente ele tenha sua liberdade de escolha", afirmou a superintendente estadual do Procon no Maranhão, Denise Gasparinho Costa.

O Procon/MA é um dos 20 estados, mais o Distrito Federal, que participa da publicação. As reclamações encaminhadas ao Procon são registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça - programa que integra dados e ações em rede, com acesso público (http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/graficos/SelecionaGraficoForm.jsp). A pesquisa pode ser feita com base em dados nacionais, regionais, estaduais ou diretamente nos registros dos Procons.

Confira o ranking


Empresas - Números de Reclamações Fundamentadas

Lojas Gabryella - 67

CCE- 62

OI Móvel - 55

CEMAR - 39

Nokia - 36

Sony Ericsson - 33

OI Fixo - 28

Positivo Informática - 27

Claro S.A

Confira lista completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário