segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Inmeq fiscaliza cadeirinhas para transporte de crianças



Desde que os dispositivos de retenção infantil, as populares cadeirinhas, se tornaram itens obrigatórios para o transporte de crianças em veículos de passeio, os técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq), vêm avaliando a qualidade dos produtos disponíveis no comércio de São Luís.

Segundo o coordenador da Divisão de Qualidade Industrial do Inmeq, Ludimar Vieira, a cadeirinha é um produto que precisa de certificação compulsória e, por esse motivo, só pode ser comercializados se tiver o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior representado no Maranhão pelo Inmeq.

“O selo do Inmetro é a garantia que o consumidor está adquirindo um dispositivo de segurança para a criança, pois foi aprovado em todos os testes necessários para que se tenha essa certeza”, explicou o coordenador.

Nas fiscalizações, iniciadas em maio, não foram encontradas irregularidades. “Até o momento, os dispositivos de retenção para crianças em automóveis, como bebês-conforto, cadeirinhas e assentos de elevação colocados à disposição dos consumidores estão de acordo com os padrões exigidos pelo Inmetro”, informou Ludimar Vieira.

Fixação das cadeiras


A Divisão de Qualidade Industrial do Inmeq chama a atenção dos pais para a fixação correta das cadeiras para crianças nos veículos, pois cada tipo tem uma forma adequada para ser instalada. Além disso, é importante atentar para o modelo apropriado a cada criança, que está relacionado a idade e ao peso. “É fundamental que os pais estejam atentos a esses detalhes, pois o dispositivo mesmo com o certificado, se não for corretamente instalado no veículo, ou não for o apropriado para a criança, não irá garantir a segurança da mesma, podendo inclusive colocar em risco a segurança”, alertou o coordenador de Qualidade.

Três tipos de cadeirinhas disponíveis no mercado:


- Bebê-conforto: para crianças de até 1 ano de idade ou de até 9 kilos. Deve ser montada com a criança virada de costas para o motorista.

- Cadeirinha de segurança:
para crianças entre 1 a 4 anos ou com 9 a 18 quilos. Deve ser montada de frente para o motorista. O cinto de segurança do carro prende a cadeirinha, que possui um cinto para proteger a criança.

- Booster ou assento de elevação: para crianças de 4 a 7 anos e seis meses ou com peso entre 18 e 36 quilos. Deve ser preso no banco pelo cinto de segurança do próprio carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário